Aula sobre Arte Moderna Impressionismo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX, caracterizado pela representação de cenas cotidianas e paisagens ao ar livre, com pinceladas soltas e cores vibrantes. Os artistas impressionistas buscavam capturar a luz e a atmosfera do momento, em vez de retratar a realidade de forma precisa. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre os principais artistas e obras do Impressionismo, além de criar seu próprio trabalho inspirado neste estilo.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."


  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX, caracterizado pela representação de cenas cotidianas e paisagens ao ar livre, com pinceladas soltas e cores vibrantes. Os artistas impressionistas buscavam capturar a luz e a atmosfera do momento, em vez de retratar a realidade de forma precisa. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre os principais artistas e obras do Impressionismo, além de criar seu próprio trabalho inspirado neste estilo.

    Objetivo:

    Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."


  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o movimento impressionista e seus principais artistas e obras. Aproveite para exibir imagens de obras de arte impressionistas.

  3. Etapa 3 - Estações (40 minutos)

    Organize a sala em estações, com diferentes atividades sobre o Impressionismo:

    \- Estação 1: Análise de obras de arte impressionistas.

    - Estação 2: Criação de um painel coletivo no estilo impressionista.

    \- Estação 3: Pesquisa sobre a vida e obra de um artista impressionista.

    - Estação 4: Criação de uma obra de arte individual no estilo impressionista.

    Exemplo Prático:

    \- Na estação 1, os alunos analisam obras de arte impressionistas e respondem a perguntas como: Quais são as características do estilo impressionista? Como a luz e a cor são representadas nas obras de arte? Qual é a mensagem transmitida pela obra de arte?

    \- Na estação 2, os alunos criam um painel coletivo no estilo impressionista, utilizando diferentes materiais como papel, tecido, tinta, etc. Cada aluno contribui com uma parte do painel, que é montado ao final da atividade.

    \- Na estação 3, os alunos pesquisam sobre a vida e obra de um artista impressionista e apresentam suas descobertas para os colegas. Eles podem utilizar recursos como livros, revistas, internet, etc.

    \- Na estação 4, os alunos criam sua própria obra de arte no estilo impressionista, utilizando materiais como tintas, pincéis, papel, etc. Eles são orientados pelo professor a experimentar diferentes técnicas e abordagens, de acordo com suas preferências e habilidades.


  4. Etapa 4 - Criação de uma obra de arte individual (30 minutos)

    Oriente os alunos na criação de sua própria obra de arte no estilo impressionista. Caso seja possível, disponibilize materiais como tintas, pincéis, papel, etc.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs (10 minutos)

    Utilize o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para que os alunos possam avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras de arte (20 minutos)

    Exposição das obras de arte criadas pelos alunos. Facilite um momento de comentários e discussão sobre as diferentes abordagens e técnicas utilizadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação dos colegas (10 minutos)

    Utilize o modelo de Dinâmica dos 3 Qs pelos alunos para avaliar o desempenho dos colegas.

  8. Etapa 8 - Encerramento (10 minutos)

    Reflita sobre a atividade e o aprendizado adquirido e dê feedback dos alunos sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de contextualização histórica e cultural.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de análise e interpretação de obras de arte.
  • Originalidade e criatividade na criação de uma obra de arte no estilo impressionista.
  • Habilidade de contextualização histórica e cultural.

Ações do professor

  • Apresentar o movimento impressionista e seus principais artistas e obras.
  • Organizar a sala em estações, com diferentes atividades sobre o Impressionismo.
  • Orientar os alunos na criação de sua própria obra de arte no estilo impressionista.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades propostas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar das atividades propostas em cada estação.
  • Criar sua própria obra de arte no estilo impressionista.
  • Colaborar com os colegas e compartilhar ideias e opiniões.
  • Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar sua própria atividade.
  • Participar da avaliação do desempenho dos colegas.