Aula sobre Arte Moderna Impressionismo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX. Os artistas impressionistas buscavam retratar a realidade de forma mais espontânea e natural, utilizando pinceladas soltas e cores vibrantes. Eles se preocupavam em capturar a luz e a atmosfera do momento, em vez de retratar a realidade de forma precisa.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
Etapa 1 - Contextualização
O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX. Os artistas impressionistas buscavam retratar a realidade de forma mais espontânea e natural, utilizando pinceladas soltas e cores vibrantes. Eles se preocupavam em capturar a luz e a atmosfera do momento, em vez de retratar a realidade de forma precisa.Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema, contextualizando o movimento artístico do Impressionismo e seus principais artistas. Utilize imagens de obras de arte para exemplificar o estilo.Etapa 3 - Sala de Aula Invertida
Proponha aos alunos que pesquisem sobre o Impressionismo em casa, utilizando livros e caso seja possível, a internet. Os alunos devem preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com o que aprenderam sobre o movimento artístico.Etapa 4 - Discussão em grupo
Na aula seguinte, conduza uma discussão em grupo sobre o que os alunos pesquisaram. Utilize perguntas para estimular a participação dos alunos, como "O que vocês acharam mais interessante sobre o Impressionismo?" ou "Como o Impressionismo influenciou a arte moderna?". Aproveite para facilitar um momento em que os alunos explorem o conhecimento adquirido em suas pesquisas em casa.Etapa 5 - Análise de obras de arte
Apresente algumas obras de arte impressionistas para os alunos analisarem. Os alunos devem preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com suas impressões sobre as obras.Etapa 6 - Debate em grupo
Conduza um debate em grupo sobre as obras analisadas. Os alunos devem compartilhar suas impressões e opiniões sobre as obras, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs como guia.Etapa 7 - Produção artística
Os alunos devem produzir uma obra de arte inspirada no Impressionismo. Forneça, caso seja possível, materiais como tintas, pincéis e papel para os alunos utilizarem.Etapa 8 - Apresentação das obras
Os alunos devem apresentar suas obras de arte para a turma, explicando como se inspiraram no Impressionismo para criá-las.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
- Estimular a criatividade e a produção artística dos alunos.
- Promover a participação ativa dos alunos na aula.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
- Originalidade e criatividade na produção artística.
Ações do professor
- Contextualizar o tema da aula.
- Conduzir as discussões em grupo.
- Fornecer materiais para a produção artística.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o Impressionismo.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Produzir uma obra de arte inspirada no Impressionismo.
- Apresentar a obra de arte para a turma.
- Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com suas impressões sobre as obras de arte.