Aula sobre Arte Moderna Impressionismo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX. Os artistas impressionistas buscavam retratar a realidade de forma mais espontânea e natural, utilizando pinceladas soltas e cores vibrantes. Eles se preocupavam em capturar a luz e a atmosfera do momento, em vez de retratar a realidade de forma precisa.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."


  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX. Os artistas impressionistas buscavam retratar a realidade de forma mais espontânea e natural, utilizando pinceladas soltas e cores vibrantes. Eles se preocupavam em capturar a luz e a atmosfera do momento, em vez de retratar a realidade de forma precisa.

    Objetivo:

    Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."


  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema, contextualizando o movimento artístico do Impressionismo e seus principais artistas. Utilize imagens de obras de arte para exemplificar o estilo.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida

    Proponha aos alunos que pesquisem sobre o Impressionismo em casa, utilizando livros e caso seja possível, a internet. Os alunos devem preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com o que aprenderam sobre o movimento artístico.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Na aula seguinte, conduza uma discussão em grupo sobre o que os alunos pesquisaram. Utilize perguntas para estimular a participação dos alunos, como "O que vocês acharam mais interessante sobre o Impressionismo?" ou "Como o Impressionismo influenciou a arte moderna?". Aproveite para facilitar um momento em que os alunos explorem o conhecimento adquirido em suas pesquisas em casa.

  5. Etapa 5 - Análise de obras de arte

    Apresente algumas obras de arte impressionistas para os alunos analisarem. Os alunos devem preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com suas impressões sobre as obras.

  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Conduza um debate em grupo sobre as obras analisadas. Os alunos devem compartilhar suas impressões e opiniões sobre as obras, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs como guia.

  7. Etapa 7 - Produção artística

    Os alunos devem produzir uma obra de arte inspirada no Impressionismo. Forneça, caso seja possível, materiais como tintas, pincéis e papel para os alunos utilizarem.

  8. Etapa 8 - Apresentação das obras

    Os alunos devem apresentar suas obras de arte para a turma, explicando como se inspiraram no Impressionismo para criá-las.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Estimular a criatividade e a produção artística dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Originalidade e criatividade na produção artística.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema da aula.
  • Conduzir as discussões em grupo.
  • Fornecer materiais para a produção artística.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o Impressionismo.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Produzir uma obra de arte inspirada no Impressionismo.
  • Apresentar a obra de arte para a turma.
  • Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com suas impressões sobre as obras de arte.