Aula sobre Arte Moderna

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Arte Moderna é um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e se estendeu até meados do século XX. Esse movimento foi caracterizado pela busca de novas formas de expressão, rompendo com as tradições e regras estéticas do passado. A Arte Moderna trouxe uma nova visão de mundo e de arte, influenciando diversas áreas como a literatura, a música, a arquitetura, entre outras.

  1. Etapa 1 - Problematização

    O professor deve apresentar aos alunos a temática da aula, contextualizando o movimento artístico da Arte Moderna e seus principais artistas. Em seguida, deve propor um problema para os alunos: "Como a Arte Moderna influenciou a sociedade e a cultura do século XX?"

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos devem se dividir em grupos e, utilizando recursos como livros, revistas e jornais, pesquisar sobre os principais artistas e obras da Arte Moderna. Em seguida, devem discutir em grupo as alternativas para responder ao problema proposto pelo professor.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos devem apresentar suas soluções para o problema, utilizando recursos como cartazes, desenhos, maquetes, entre outros. Cada grupo deve apresentar suas ideias e argumentos para a turma.

  4. Etapa 4 - Diário de bordo

    Os alunos devem criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. O diário deve ser produzido utilizando papel, caneta, lápis de cor, entre outros recursos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações dos grupos, o professor deve conduzir uma discussão em grupo sobre as soluções apresentadas, incentivando a reflexão crítica e a troca de ideias entre os alunos.

  6. Etapa 6 - Produção artística

    Os alunos devem produzir uma obra de arte inspirada na Arte Moderna, utilizando recursos como tintas, lápis de cor, papel, entre outros. O objetivo é que os alunos experimentem as técnicas e estilos dos artistas estudados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreensão do movimento artístico da Arte Moderna e seus principais artistas;
  • Habilidade em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
  • Capacidade de produzir uma obra de arte inspirada na Arte Moderna.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo;
  • Qualidade do diário de bordo produzido em grupo;
  • Qualidade da obra de arte produzida individualmente.

Ações do professor

  • Apresentar a temática da aula e propor o problema;
  • Orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo;
  • Conduzir a discussão em grupo e avaliar os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os principais artistas e obras da Arte Moderna;
  • Discutir em grupo as alternativas para responder ao problema proposto pelo professor;
  • Produzir uma obra de arte inspirada na Arte Moderna.