Aula sobre Arte Moderna

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A arte moderna é um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e se estendeu até meados do século XX. Esse movimento foi marcado por uma ruptura com as tradições artísticas do passado, buscando novas formas de expressão e experimentação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    \- O professor apresenta o tema da aula e contextualiza-o no tempo e no espaço.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos e distribuição de materiais (5 minutos)

    \- O professor divide a turma em grupos e distribui materiais para a pesquisa e a apresentação.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre os artistas e obras da arte moderna (20 minutos)

    \- Os alunos pesquisam sobre os principais artistas e obras da arte moderna, utilizando diferentes tipos de materiais.

  4. Etapa 4 - Construção do template de avaliação por pares (10 minutos)

    \- Os alunos constroem um template de avaliação por pares, com os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  5. Etapa 5 - Construção dos argumentos (20 minutos)

    \- Os alunos constroem argumentos para apresentar ao grupo, utilizando diferentes tipos de materiais.

  6. Etapa 6 - Apresentação e avaliação por pares (30 minutos)

    \- Os grupos apresentam suas pesquisas e são avaliados pelos outros grupos, utilizando o template de avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Feedback do professor (5 minutos)

    \- O professor avalia o desempenho dos grupos e fornece feedbacks construtivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Compreender a importância da contextualização histórica na arte;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo no tempo e no espaço;
  • Dividir a turma em grupos e distribuir materiais (papel, lápis de cor, canetas, etc.);
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre os principais artistas e obras da arte moderna;
  • Auxiliar na construção dos argumentos e na organização da apresentação;
  • Avaliar o desempenho dos grupos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os principais artistas e obras da arte moderna;
  • Organizar as informações em um template de avaliação por pares;
  • Construir argumentos para apresentar ao grupo;
  • Apresentar a pesquisa de forma clara e objetiva;
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos e fornecer feedbacks construtivos.