Aula sobre Arte Moderna
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A arte moderna é um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e se estendeu até meados do século XX. Esse movimento foi marcado por uma ruptura com as tradições artísticas do passado, buscando novas formas de expressão e experimentação.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
\- O professor apresenta o tema da aula e contextualiza-o no tempo e no espaço.Etapa 2 - Divisão em grupos e distribuição de materiais (5 minutos)
\- O professor divide a turma em grupos e distribui materiais para a pesquisa e a apresentação.Etapa 3 - Pesquisa sobre os artistas e obras da arte moderna (20 minutos)
\- Os alunos pesquisam sobre os principais artistas e obras da arte moderna, utilizando diferentes tipos de materiais.Etapa 4 - Construção do template de avaliação por pares (10 minutos)
\- Os alunos constroem um template de avaliação por pares, com os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.Etapa 5 - Construção dos argumentos (20 minutos)
\- Os alunos constroem argumentos para apresentar ao grupo, utilizando diferentes tipos de materiais.Etapa 6 - Apresentação e avaliação por pares (30 minutos)
\- Os grupos apresentam suas pesquisas e são avaliados pelos outros grupos, utilizando o template de avaliação por pares.Etapa 7 - Feedback do professor (5 minutos)
\- O professor avalia o desempenho dos grupos e fornece feedbacks construtivos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
- Compreender a importância da contextualização histórica na arte;
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo no tempo e no espaço;
- Dividir a turma em grupos e distribuir materiais (papel, lápis de cor, canetas, etc.);
- Orientar os alunos na pesquisa sobre os principais artistas e obras da arte moderna;
- Auxiliar na construção dos argumentos e na organização da apresentação;
- Avaliar o desempenho dos grupos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os principais artistas e obras da arte moderna;
- Organizar as informações em um template de avaliação por pares;
- Construir argumentos para apresentar ao grupo;
- Apresentar a pesquisa de forma clara e objetiva;
- Avaliar o desempenho dos outros grupos e fornecer feedbacks construtivos.