Aula sobre Arte Moderna

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A Arte Moderna é um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e se estendeu até meados do século XX. Caracteriza-se pela busca de novas formas de expressão, rompendo com as tradições acadêmicas e valorizando a subjetividade e a experimentação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema da aula, contextualizando-o no tempo e no espaço. Serão destacados os principais artistas e obras do período.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    O professor irá apresentar um estudo de caso sobre uma obra de arte da Arte Moderna. Os alunos deverão analisar a obra e responder a algumas perguntas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as análises feitas sobre a obra de arte apresentada. O professor irá orientar a discussão, estimulando a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de infográfico

    Os alunos irão criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre artistas e obras da Arte Moderna. O professor irá orientar na criação do template.

  5. Etapa 5 - Pesquisa em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos e realizar pesquisas sobre artistas e obras da Arte Moderna. Cada grupo irá preencher uma lacuna do template de infográfico.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo irá apresentar o seu infográfico para a turma. O professor irá orientar na apresentação, estimulando a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor irá avaliar o desempenho dos alunos durante a aula, considerando os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Contextualizar a arte no tempo e no espaço;
  • Conhecer os principais artistas e obras da Arte Moderna;
  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de obras de arte;
  • Compreender a subjetividade e a experimentação presentes na Arte Moderna;

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na aula;
  • Capacidade de contextualizar as obras e artistas no tempo e no espaço;
  • Habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Capacidade de análise crítica da obra de arte;

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula;
  • Contextualizar o período histórico;
  • Destacar os principais artistas e obras;
  • Apresentar um estudo de caso sobre uma obra de arte da Arte Moderna;
  • Orientar os alunos na análise da obra.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula;
  • Realizar pesquisas sobre os artistas e obras apresentados;
  • Fazer anotações e registrar informações relevantes;
  • Analisar a obra de arte apresentada;
  • Responder às perguntas propostas;