Aula sobre Arte Moderna

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Arte Moderna é um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e se estendeu até o início do século XX. Esse movimento foi marcado pela busca da originalidade, da liberdade criativa e da experimentação com novas técnicas e materiais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o tema da aula e explicar as regras do jogo de tabuleiro que será criado pelos alunos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre os artistas e obras da Arte Moderna e selecionar as informações mais relevantes para o jogo.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    Os alunos irão desenhar e pintar o tabuleiro com 51 casas, representando os principais artistas e obras da Arte Moderna.

  4. Etapa 4 - Criação dos cards

    Os alunos irão criar os cards de perguntas e ações, com informações sobre os artistas e obras selecionados.

  5. Etapa 5 - Criação dos pinos e do dado

    Os alunos irão criar os pinos e o dado para o jogo de tabuleiro.

  6. Etapa 6 - Jogando o jogo

    Os alunos irão jogar o jogo de tabuleiro criado por eles, respondendo às perguntas e realizando as ações dos cards.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma reflexão com os alunos sobre o que foi aprendido na aula e como a gamificação pode ser uma metodologia ativa interessante para o ensino de Arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Contextualizar os movimentos artísticos no tempo e no espaço;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Reforçar o conhecimento sobre os artistas e obras da Arte Moderna;
  • Refletir sobre o aprendizado;

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e seleção das informações;
  • Coerência e clareza das informações selecionadas;
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo de tabuleiro;
  • Conhecimento sobre os artistas e obras da Arte Moderna;
  • Habilidade de comunicação e argumentação;

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção das informações;
  • Estimular a colaboração e a criatividade dos alunos;
  • Acompanhar o processo de criação do jogo de tabuleiro;
  • Avaliar o desempenho dos alunos;

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar as informações mais relevantes sobre a Arte Moderna;
  • Colaborar na criação do jogo de tabuleiro;
  • Desenvolver a criatividade e a originalidade na criação do jogo;
  • Criar os cards de perguntas e ações;
  • Reforçar o conhecimento sobre os artistas e obras da Arte Moderna.