Aula sobre Arte Moderna
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A Arte Moderna é um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e se estendeu até o início do século XX. Esse movimento foi marcado pela busca da originalidade, da liberdade criativa e da experimentação com novas técnicas e materiais.
Etapa 1 - Introdução
O professor irá apresentar o tema da aula e explicar as regras do jogo de tabuleiro que será criado pelos alunos.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre os artistas e obras da Arte Moderna e selecionar as informações mais relevantes para o jogo.Etapa 3 - Criação do tabuleiro
Os alunos irão desenhar e pintar o tabuleiro com 51 casas, representando os principais artistas e obras da Arte Moderna.Etapa 4 - Criação dos cards
Os alunos irão criar os cards de perguntas e ações, com informações sobre os artistas e obras selecionados.Etapa 5 - Criação dos pinos e do dado
Os alunos irão criar os pinos e o dado para o jogo de tabuleiro.Etapa 6 - Jogando o jogo
Os alunos irão jogar o jogo de tabuleiro criado por eles, respondendo às perguntas e realizando as ações dos cards.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá fazer uma reflexão com os alunos sobre o que foi aprendido na aula e como a gamificação pode ser uma metodologia ativa interessante para o ensino de Arte.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
- Contextualizar os movimentos artísticos no tempo e no espaço;
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
- Reforçar o conhecimento sobre os artistas e obras da Arte Moderna;
- Refletir sobre o aprendizado;
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e seleção das informações;
- Coerência e clareza das informações selecionadas;
- Criatividade e originalidade na criação do jogo de tabuleiro;
- Conhecimento sobre os artistas e obras da Arte Moderna;
- Habilidade de comunicação e argumentação;
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e seleção das informações;
- Estimular a colaboração e a criatividade dos alunos;
- Acompanhar o processo de criação do jogo de tabuleiro;
- Avaliar o desempenho dos alunos;
Ações do aluno
- Pesquisar e selecionar as informações mais relevantes sobre a Arte Moderna;
- Colaborar na criação do jogo de tabuleiro;
- Desenvolver a criatividade e a originalidade na criação do jogo;
- Criar os cards de perguntas e ações;
- Reforçar o conhecimento sobre os artistas e obras da Arte Moderna.