Aula sobre Arte Moderna
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Arte Moderna é um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e se estendeu até a metade do século XX. Neste período, muitos artistas buscaram novas formas de expressão, rompendo com as tradições e buscando inovações em termos de técnica, materiais e temas. É importante que os estudantes compreendam que a Arte Moderna não é apenas um estilo, mas sim uma série de movimentos artísticos que influenciaram a cultura e a sociedade da época. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, o Modelo de Debate Crítico será utilizado, onde os alunos irão criar um modelo de júri para discutir e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Contextualização
A Arte Moderna é um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e se estendeu até a metade do século XX. Neste período, muitos artistas buscaram novas formas de expressão, rompendo com as tradições e buscando inovações em termos de técnica, materiais e temas. É importante que os estudantes compreendam que a Arte Moderna não é apenas um estilo, mas sim uma série de movimentos artísticos que influenciaram a cultura e a sociedade da época. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, o Modelo de Debate Crítico será utilizado, onde os alunos irão criar um modelo de júri para discutir e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema, contextualizando-o no tempo e no espaço. Serão apresentados exemplos de obras de arte moderna e como elas influenciaram a cultura e a sociedade da época.Etapa 3 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 4 - Pesquisa e preparação
Cada grupo terá um tempo para pesquisar e preparar seus argumentos. O grupo defensor deverá apresentar argumentos a favor da arte moderna, enquanto o grupo opositor deverá apresentar argumentos contra. A banca julgadora deverá avaliar os argumentos e tomar uma decisão.Etapa 5 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão um tempo para apresentar seus argumentos e contra-argumentos. A banca julgadora deverá avaliar os argumentos e tomar uma decisão.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos de observadores deverão discutir o debate e apresentar suas opiniões.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a atividade, apresentando os resultados da banca julgadora e incentivando os alunos a pesquisarem mais sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Promover a interação e a cooperação entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Cooperação e interação com os demais membros do grupo.
- Capacidade de análise e contextualização dos estilos visuais.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
- Estimular a participação ativa dos alunos no debate.
- Avaliar e dar feedback sobre a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e preparar argumentos consistentes.
- Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e contra-argumentos.
- Cooperar e interagir com os demais membros do grupo.
- Analisar e contextualizar os estilos visuais apresentados.