Aula sobre Arte Moderna

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Arte Moderna é um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e se estendeu até a metade do século XX. Neste período, muitos artistas buscaram novas formas de expressão, rompendo com as tradições e buscando inovações em termos de técnica, materiais e temas. É importante que os estudantes compreendam que a Arte Moderna não é apenas um estilo, mas sim uma série de movimentos artísticos que influenciaram a cultura e a sociedade da época. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, o Modelo de Debate Crítico será utilizado, onde os alunos irão criar um modelo de júri para discutir e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A Arte Moderna é um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e se estendeu até a metade do século XX. Neste período, muitos artistas buscaram novas formas de expressão, rompendo com as tradições e buscando inovações em termos de técnica, materiais e temas. É importante que os estudantes compreendam que a Arte Moderna não é apenas um estilo, mas sim uma série de movimentos artísticos que influenciaram a cultura e a sociedade da época. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, o Modelo de Debate Crítico será utilizado, onde os alunos irão criar um modelo de júri para discutir e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema, contextualizando-o no tempo e no espaço. Serão apresentados exemplos de obras de arte moderna e como elas influenciaram a cultura e a sociedade da época.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e preparação

    Cada grupo terá um tempo para pesquisar e preparar seus argumentos. O grupo defensor deverá apresentar argumentos a favor da arte moderna, enquanto o grupo opositor deverá apresentar argumentos contra. A banca julgadora deverá avaliar os argumentos e tomar uma decisão.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo para apresentar seus argumentos e contra-argumentos. A banca julgadora deverá avaliar os argumentos e tomar uma decisão.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos de observadores deverão discutir o debate e apresentar suas opiniões.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade, apresentando os resultados da banca julgadora e incentivando os alunos a pesquisarem mais sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a interação e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Cooperação e interação com os demais membros do grupo.
  • Capacidade de análise e contextualização dos estilos visuais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate.
  • Avaliar e dar feedback sobre a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos consistentes.
  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e contra-argumentos.
  • Cooperar e interagir com os demais membros do grupo.
  • Analisar e contextualizar os estilos visuais apresentados.