Aula sobre Arte Moderna

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Arte Moderna é um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e se estendeu até o início do século XX. Foi um período de grandes transformações sociais, políticas e culturais, que influenciaram a arte de maneira significativa. Nesse período, surgiram novas formas de expressão artística, como o cubismo, o futurismo, o expressionismo, o dadaísmo, entre outros.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."


  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor apresenta o tema da aula e contextualiza o movimento da Arte Moderna. Os alunos são divididos em grupos de quatro e recebem uma folha em branco para criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    O professor apresenta imagens de obras de arte do movimento cubista e fornece aos alunos materiais de desenho para poderem criar uma obra de arte cubista.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    O professor apresenta imagens de obras de arte do movimento futurista e fornece aos alunos materiais de recorte e colagem para poderem criar uma obra de arte futurista.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    O professor apresenta imagens de obras de arte do movimento expressionista e fornece aos alunos materiais de pintura para poderem criar uma obra de arte expressionista.

  5. Etapa 5 - Estação 4

    Os alunos são divididos em duplas e recebem uma folha com uma imagem de uma obra de arte do movimento dadaísta. Eles devem criar um título para a obra e justificar sua escolha.

  6. Etapa 6 - Estação 5

    Os alunos são divididos em duplas e recebem uma folha com uma imagem de uma obra de arte do movimento surrealista. Eles devem criar uma história baseada na imagem.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor reúne os alunos em roda e solicita que cada grupo registre suas impressões sobre a atividade nos campos “Que bom, "Que pena" e “Que tal” do template

    de Dinâmica dos 3 Qs e depois apresente para a turma. O professor avalia a atividade com base nos critérios estabelecidos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da obra de arte criada pelos alunos.
  • Clareza e coerência na justificativa do título da obra de arte.
  • Criatividade e originalidade na criação da história baseada na imagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar o movimento da Arte Moderna.
  • Fornecer materiais e orientações para a criação das obras de arte.
  • Avaliar as atividades com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar obras de arte conforme as orientações do professor.
  • Registrar suas impressões sobre as atividades no template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar a Dinâmica dos 3 Qs ao final da atividade.