Aula sobre Arte Moderna
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A Arte Moderna é um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e se estendeu até o início do século XX. Foi um período de grandes transformações sociais, políticas e culturais, que influenciaram a arte de maneira significativa. Nesse período, surgiram novas formas de expressão artística, como o cubismo, o futurismo, o expressionismo, o dadaísmo, entre outros.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
Etapa 1 - Introdução
O professor apresenta o tema da aula e contextualiza o movimento da Arte Moderna. Os alunos são divididos em grupos de quatro e recebem uma folha em branco para criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 2 - Estação 1
O professor apresenta imagens de obras de arte do movimento cubista e fornece aos alunos materiais de desenho para poderem criar uma obra de arte cubista.Etapa 3 - Estação 2
O professor apresenta imagens de obras de arte do movimento futurista e fornece aos alunos materiais de recorte e colagem para poderem criar uma obra de arte futurista.Etapa 4 - Estação 3
O professor apresenta imagens de obras de arte do movimento expressionista e fornece aos alunos materiais de pintura para poderem criar uma obra de arte expressionista.Etapa 5 - Estação 4
Os alunos são divididos em duplas e recebem uma folha com uma imagem de uma obra de arte do movimento dadaísta. Eles devem criar um título para a obra e justificar sua escolha.Etapa 6 - Estação 5
Os alunos são divididos em duplas e recebem uma folha com uma imagem de uma obra de arte do movimento surrealista. Eles devem criar uma história baseada na imagem.Etapa 7 - Conclusão
O professor reúne os alunos em roda e solicita que cada grupo registre suas impressões sobre a atividade nos campos “Que bom, "Que pena" e “Que tal” do templatede Dinâmica dos 3 Qs e depois apresente para a turma. O professor avalia a atividade com base nos critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade da obra de arte criada pelos alunos.
- Clareza e coerência na justificativa do título da obra de arte.
- Criatividade e originalidade na criação da história baseada na imagem.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar o movimento da Arte Moderna.
- Fornecer materiais e orientações para a criação das obras de arte.
- Avaliar as atividades com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Criar obras de arte conforme as orientações do professor.
- Registrar suas impressões sobre as atividades no template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar a Dinâmica dos 3 Qs ao final da atividade.