Aula sobre Arte Urbana Cartaz Lambe Lambe

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A arte urbana é uma forma de expressão artística que utiliza o ambiente urbano como suporte e inspiração. Dentre as diversas formas de arte urbana, o cartaz lambe-lambe é uma técnica que consiste em colar cartazes nas ruas, geralmente com mensagens políticas ou sociais. Essa técnica surgiu no Brasil na década de 70, durante o período da ditadura militar, como uma forma de protesto e resistência. Atualmente, o cartaz lambe-lambe é utilizado também como forma de expressão artística e cultural. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a técnica do cartaz lambe-lambe e criar seus próprios cartazes, utilizando a metodologia ativa Design Sprint.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A arte urbana é uma forma de expressão artística que utiliza o ambiente urbano como suporte e inspiração. Dentre as diversas formas de arte urbana, o cartaz lambe-lambe é uma técnica que consiste em colar cartazes nas ruas, geralmente com mensagens políticas ou sociais. Essa técnica surgiu no Brasil na década de 70, durante o período da ditadura militar, como uma forma de protesto e resistência. Atualmente, o cartaz lambe-lambe é utilizado também como forma de expressão artística e cultural. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a técnica do cartaz lambe-lambe e criar seus próprios cartazes, utilizando a metodologia ativa Design Sprint.

  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente a técnica do cartaz lambe-lambe, mostrando exemplos de cartazes produzidos por artistas brasileiros. Em seguida, os alunos irão pesquisar sobre a técnica e seus principais representantes. Disponibilize materiais impressos ou digitais para a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço do seu cartaz lambe-lambe, levando em consideração o tema proposto pelo professor. Oriente os alunos a utilizar elementos visuais que remetam à técnica, como a tipografia e a colagem.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão apresentar seus esboços para a turma e escolherão o melhor para ser desenvolvido. Oriente os alunos a justificar a escolha do esboço selecionado.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão desenvolver o cartaz lambe-lambe escolhido, utilizando materiais disponíveis em sala, como papel, tesoura, cola e tintas. Oriente os alunos a utilizar técnicas de colagem e a explorar diferentes texturas e cores.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão colar seus cartazes lambe-lambe em um espaço previamente escolhido pelo professor, como a parede da sala ou no corredor da escola. Em seguida, os alunos irão apresentar seus cartazes para a turma e discutir sobre a técnica utilizada e a mensagem transmitida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre questões sociais e políticas a partir da técnica do cartaz lambe-lambe.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da técnica do cartaz lambe-lambe.
  • Coerência entre a mensagem transmitida e a técnica utilizada.
  • Criatividade e originalidade na produção do cartaz.
  • Participação ativa nas etapas do Design Sprint.
  • Apresentação clara e objetiva do cartaz e da justificativa da escolha do esboço.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de cartazes lambe-lambe produzidos por artistas brasileiros.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre a técnica e seus principais representantes.
  • Estimular a criatividade e a originalidade na produção dos cartazes.
  • Proporcionar um espaço para a colagem dos cartazes lambe-lambe.
  • Avaliar e dar feedbacks sobre os cartazes produzidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a técnica do cartaz lambe-lambe e seus principais representantes.
  • Criar um esboço do cartaz lambe-lambe, levando em consideração o tema proposto pelo professor.
  • Escolher o melhor esboço para ser desenvolvido.
  • Desenvolver o cartaz lambe-lambe escolhido, utilizando materiais disponíveis em sala.
  • Colar o cartaz lambe-lambe em um espaço previamente escolhido pelo professor e apresentá-lo para a turma.