Aula sobre Arte Urbana Cartaz Lambe Lambe
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A arte urbana é uma forma de expressão artística que utiliza o ambiente urbano como suporte e inspiração. Dentre as diversas formas de arte urbana, o cartaz lambe-lambe é uma técnica que consiste em colar cartazes nas ruas, geralmente com mensagens políticas ou sociais. Essa técnica surgiu no Brasil na década de 70, durante o período da ditadura militar, como uma forma de protesto e resistência. Atualmente, o cartaz lambe-lambe é utilizado também como forma de expressão artística e cultural. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a técnica do cartaz lambe-lambe e criar seus próprios cartazes, utilizando a metodologia ativa Design Sprint.
Etapa 1 - Contextualização
A arte urbana é uma forma de expressão artística que utiliza o ambiente urbano como suporte e inspiração. Dentre as diversas formas de arte urbana, o cartaz lambe-lambe é uma técnica que consiste em colar cartazes nas ruas, geralmente com mensagens políticas ou sociais. Essa técnica surgiu no Brasil na década de 70, durante o período da ditadura militar, como uma forma de protesto e resistência. Atualmente, o cartaz lambe-lambe é utilizado também como forma de expressão artística e cultural. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a técnica do cartaz lambe-lambe e criar seus próprios cartazes, utilizando a metodologia ativa Design Sprint.Etapa 2 - Entender
Apresente a técnica do cartaz lambe-lambe, mostrando exemplos de cartazes produzidos por artistas brasileiros. Em seguida, os alunos irão pesquisar sobre a técnica e seus principais representantes. Disponibilize materiais impressos ou digitais para a pesquisa.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão criar um esboço do seu cartaz lambe-lambe, levando em consideração o tema proposto pelo professor. Oriente os alunos a utilizar elementos visuais que remetam à técnica, como a tipografia e a colagem.Etapa 4 - Decidir
Os alunos irão apresentar seus esboços para a turma e escolherão o melhor para ser desenvolvido. Oriente os alunos a justificar a escolha do esboço selecionado.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão desenvolver o cartaz lambe-lambe escolhido, utilizando materiais disponíveis em sala, como papel, tesoura, cola e tintas. Oriente os alunos a utilizar técnicas de colagem e a explorar diferentes texturas e cores.Etapa 6 - Testar
Os alunos irão colar seus cartazes lambe-lambe em um espaço previamente escolhido pelo professor, como a parede da sala ou no corredor da escola. Em seguida, os alunos irão apresentar seus cartazes para a turma e discutir sobre a técnica utilizada e a mensagem transmitida.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre questões sociais e políticas a partir da técnica do cartaz lambe-lambe.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada da técnica do cartaz lambe-lambe.
- Coerência entre a mensagem transmitida e a técnica utilizada.
- Criatividade e originalidade na produção do cartaz.
- Participação ativa nas etapas do Design Sprint.
- Apresentação clara e objetiva do cartaz e da justificativa da escolha do esboço.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de cartazes lambe-lambe produzidos por artistas brasileiros.
- Orientar os alunos na pesquisa sobre a técnica e seus principais representantes.
- Estimular a criatividade e a originalidade na produção dos cartazes.
- Proporcionar um espaço para a colagem dos cartazes lambe-lambe.
- Avaliar e dar feedbacks sobre os cartazes produzidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a técnica do cartaz lambe-lambe e seus principais representantes.
- Criar um esboço do cartaz lambe-lambe, levando em consideração o tema proposto pelo professor.
- Escolher o melhor esboço para ser desenvolvido.
- Desenvolver o cartaz lambe-lambe escolhido, utilizando materiais disponíveis em sala.
- Colar o cartaz lambe-lambe em um espaço previamente escolhido pelo professor e apresentá-lo para a turma.