Aula sobre Arte Urbana Cartaz Lambe Lambe

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A arte urbana é uma forma de expressão artística que se desenvolveu nas cidades e que tem como principal característica a intervenção em espaços públicos. Nesta atividade, vamos trabalhar especificamente com o cartaz lambe-lambe, que é uma das formas mais populares de arte urbana no Brasil. Os alunos serão convidados a criar seus próprios cartazes, utilizando técnicas de design thinking para entender as necessidades e desejos do público-alvo. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de design thinking, que é uma abordagem colaborativa e criativa para solucionar problemas.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A arte urbana é uma forma de expressão artística que se desenvolveu nas cidades e que tem como principal característica a intervenção em espaços públicos. Nesta atividade, vamos trabalhar especificamente com o cartaz lambe-lambe, que é uma das formas mais populares de arte urbana no Brasil. Os alunos serão convidados a criar seus próprios cartazes, utilizando técnicas de design thinking para entender as necessidades e desejos do público-alvo. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de design thinking, que é uma abordagem colaborativa e criativa para solucionar problemas.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e mostre alguns exemplos de cartazes lambe-lambe. Em seguida, os alunos serão convidados a discutir em grupos sobre o que eles sabem sobre arte urbana e cartazes lambe-lambe.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos do público-alvo para o qual eles irão criar o cartaz. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  4. Etapa 4 - Brainstorming

    Os alunos irão fazer um brainstorming (chuva de ideias) em grupo para gerar ideias para o cartaz lambe-lambe. Eles devem considerar as informações do mapa de empatia e pensar em formas criativas de transmitir a mensagem.

  5. Etapa 5 - Prototipagem

    Os alunos irão criar um protótipo do cartaz lambe-lambe utilizando materiais disponíveis em sala. Eles devem considerar a estética, a mensagem e a legibilidade do cartaz.

  6. Etapa 6 - Teste e feedback

    Os alunos irão apresentar seus cartazes para a turma e receber feedback dos colegas e do professor. Eles devem considerar as sugestões e fazer ajustes no cartaz, se necessário.

  7. Etapa 7 - Finalização

    Os alunos irão finalizar seus cartazes para ser feito uma exposição dos trabalhos na escola.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de solucionar problemas de forma criativa e eficaz.

Critérios de avaliação

  • Originalidade e criatividade do cartaz.
  • Clareza da mensagem transmitida pelo cartaz.
  • Estética e legibilidade do cartaz.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos de cartazes lambe-lambe.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e no brainstorming.
  • Dar feedback e sugestões aos alunos durante a prototipagem e teste dos cartazes.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo sobre arte urbana e cartazes lambe-lambe.
  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos do público-alvo.
  • Criar um cartaz lambe-lambe original e criativo, considerando a estética, a mensagem e a legibilidade.