Aula sobre Arte Urbana Cartaz Lambe Lambe
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Arte urbana é um movimento artístico que utiliza espaços públicos como suporte para suas obras. Uma das formas mais populares de arte urbana é o cartaz lambe-lambe, que consiste em colar cartazes com mensagens e imagens nas ruas, muros e paredes das cidades. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a história do cartaz lambe-lambe e como ele é utilizado como forma de expressão artística e política. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.
Etapa 1 - Contextualização
Arte urbana é um movimento artístico que utiliza espaços públicos como suporte para suas obras. Uma das formas mais populares de arte urbana é o cartaz lambe-lambe, que consiste em colar cartazes com mensagens e imagens nas ruas, muros e paredes das cidades. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a história do cartaz lambe-lambe e como ele é utilizado como forma de expressão artística e política. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema, mostrando exemplos de cartazes lambe-lambe e explicando sua importância como forma de expressão artística e política.Etapa 3 - Pesquisa sobre o tema
Os alunos irão realizar uma pesquisa sobre a história do cartaz lambe-lambe e sua utilização como forma de expressão artística e política. Eles poderão utilizar livros, revistas e sites para encontrar informações.Etapa 4 - Criação das cartas de perguntas e afirmações
Os alunos irão criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. As perguntas devem ser sobre a história do cartaz lambe-lambe e sua utilização como forma de expressão artística e política. As afirmações devem ser sobre a importância do cartaz lambe-lambe como forma de expressão artística e política.Etapa 5 - Criação do jogo
Os alunos irão criar um jogo utilizando as cartas de perguntas e afirmações. Eles devem criar regras simples e claras para o jogo.Etapa 6 - Apresentação dos jogos
Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma. Cada grupo irá explicar as regras do jogo e jogar com a turma.Etapa 7 - Discussão sobre o tema
Após as apresentações dos jogos, conduza uma discussão sobre o tema, utilizando as perguntas e afirmações criadas pelos alunos.Etapa 8 - Reflexão sobre a atividade
Os alunos irão refletir sobre a atividade e como ela contribuiu para o seu aprendizado sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de um jogo sobre o tema.
- Promover a reflexão crítica sobre a importância do cartaz lambe-lambe como forma de expressão artística e política.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e criação do jogo.
- Clareza e criatividade na criação das cartas de perguntas e afirmações.
- Coerência e clareza nas regras do jogo criado pelos alunos.
- Participação ativa dos alunos na discussão sobre o tema.
- Reflexão crítica sobre a atividade e o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os exemplos práticos sobre o cartaz lambe-lambe.
- Orientar os alunos na pesquisa e criação do jogo.
- Conduzir a discussão sobre o tema e utilizar as perguntas e afirmações criadas pelos alunos.
- Estimular a reflexão crítica sobre a atividade e o tema.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o tema.
- Criar as cartas de perguntas e afirmações sobre o tema.
- Criar um jogo utilizando as cartas de perguntas e afirmações.
- Participar ativamente da discussão sobre o tema.
- Refletir sobre a atividade e o tema.