Aula sobre Arte Urbana Cartaz Lambe Lambe

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Arte urbana é um movimento artístico que utiliza espaços públicos como suporte para suas obras. Uma das formas mais populares de arte urbana é o cartaz lambe-lambe, que consiste em colar cartazes com mensagens e imagens nas ruas, muros e paredes das cidades. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a história do cartaz lambe-lambe e como ele é utilizado como forma de expressão artística e política. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Arte urbana é um movimento artístico que utiliza espaços públicos como suporte para suas obras. Uma das formas mais populares de arte urbana é o cartaz lambe-lambe, que consiste em colar cartazes com mensagens e imagens nas ruas, muros e paredes das cidades. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a história do cartaz lambe-lambe e como ele é utilizado como forma de expressão artística e política. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema, mostrando exemplos de cartazes lambe-lambe e explicando sua importância como forma de expressão artística e política.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre o tema

    Os alunos irão realizar uma pesquisa sobre a história do cartaz lambe-lambe e sua utilização como forma de expressão artística e política. Eles poderão utilizar livros, revistas e sites para encontrar informações.

  4. Etapa 4 - Criação das cartas de perguntas e afirmações

    Os alunos irão criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. As perguntas devem ser sobre a história do cartaz lambe-lambe e sua utilização como forma de expressão artística e política. As afirmações devem ser sobre a importância do cartaz lambe-lambe como forma de expressão artística e política.

  5. Etapa 5 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar um jogo utilizando as cartas de perguntas e afirmações. Eles devem criar regras simples e claras para o jogo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma. Cada grupo irá explicar as regras do jogo e jogar com a turma.

  7. Etapa 7 - Discussão sobre o tema

    Após as apresentações dos jogos, conduza uma discussão sobre o tema, utilizando as perguntas e afirmações criadas pelos alunos.

  8. Etapa 8 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos irão refletir sobre a atividade e como ela contribuiu para o seu aprendizado sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de um jogo sobre o tema.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância do cartaz lambe-lambe como forma de expressão artística e política.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e criação do jogo.
  • Clareza e criatividade na criação das cartas de perguntas e afirmações.
  • Coerência e clareza nas regras do jogo criado pelos alunos.
  • Participação ativa dos alunos na discussão sobre o tema.
  • Reflexão crítica sobre a atividade e o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos práticos sobre o cartaz lambe-lambe.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do jogo.
  • Conduzir a discussão sobre o tema e utilizar as perguntas e afirmações criadas pelos alunos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a atividade e o tema.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema.
  • Criar as cartas de perguntas e afirmações sobre o tema.
  • Criar um jogo utilizando as cartas de perguntas e afirmações.
  • Participar ativamente da discussão sobre o tema.
  • Refletir sobre a atividade e o tema.