Aula sobre Arte Urbana Cartaz Lambe Lambe

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A arte urbana é uma forma de expressão artística que se desenvolveu nas cidades e se manifesta em diferentes formas, como grafites, murais e cartazes lambe-lambe. Os cartazes lambe-lambe são uma forma de arte urbana que consiste em colar cartazes pelas ruas da cidade, com mensagens, imagens e informações diversas. Essa técnica é utilizada para chamar a atenção das pessoas para determinado assunto ou para expressar uma opinião. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a arte urbana e como criar um cartaz lambe-lambe utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A arte urbana é uma forma de expressão artística que se desenvolveu nas cidades e se manifesta em diferentes formas, como grafites, murais e cartazes lambe-lambe. Os cartazes lambe-lambe são uma forma de arte urbana que consiste em colar cartazes pelas ruas da cidade, com mensagens, imagens e informações diversas. Essa técnica é utilizada para chamar a atenção das pessoas para determinado assunto ou para expressar uma opinião. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a arte urbana e como criar um cartaz lambe-lambe utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a arte urbana e os cartazes lambe-lambe. Em seguida, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a arte urbana e sua importância na sociedade.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre a importância da arte urbana na sociedade e como ela pode ser utilizada para transmitir mensagens e ideias.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como funciona a rubrica e como ela será utilizada na avaliação dos cartazes lambe-lambe.

  5. Etapa 5 - Pesquisa e análise de cartazes lambe-lambe

    Os alunos irão pesquisar e analisar diferentes cartazes lambe-lambe, observando as cores, as imagens e as mensagens transmitidas. Em seguida, irão discutir em grupo sobre as características dos cartazes e o que eles transmitem.

  6. Etapa 6 - Criação do cartaz lambe-lambe

    Os alunos irão criar um cartaz lambe-lambe, utilizando as informações e as características discutidas anteriormente. Eles deverão utilizar o modelo de avaliação por rubrica para guiar a criação do cartaz.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos cartazes lambe-lambe

    Os alunos irão apresentar seus cartazes lambe-lambe para a turma e explicar as escolhas feitas na criação do cartaz. Em seguida, os cartazes serão avaliados pelo professor e pelos colegas utilizando a rubrica criada anteriormente.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre a importância da arte urbana e como ela pode ser utilizada para transmitir mensagens e ideias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das cores e das imagens no cartaz lambe-lambe.
  • Clareza e objetividade na mensagem transmitida pelo cartaz.
  • Utilização adequada do modelo de avaliação por rubrica na criação do cartaz.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a arte urbana e os cartazes lambe-lambe.
  • Explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na atividade.
  • Avaliar os cartazes lambe-lambe utilizando a rubrica criada pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar diferentes cartazes lambe-lambe.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica.
  • Criar um cartaz lambe-lambe utilizando as informações e as características discutidas em grupo.