Aula sobre Arte Urbana Cartaz Lambe Lambe

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A arte urbana é uma forma de expressão artística que se manifesta em espaços públicos, como ruas, praças e muros. O cartaz lambe-lambe é um exemplo de arte urbana que consiste em colar cartazes nas paredes, postes e outros locais da cidade. Essa técnica surgiu no Brasil nos anos 80 e se popularizou como forma de protesto e divulgação de eventos culturais. Nesta atividade, os alunos irão conhecer mais sobre a arte urbana e criar seus próprios cartazes lambe-lambe, explorando diferentes estilos visuais e contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A arte urbana é uma forma de expressão artística que se manifesta em espaços públicos, como ruas, praças e muros. O cartaz lambe-lambe é um exemplo de arte urbana que consiste em colar cartazes nas paredes, postes e outros locais da cidade. Essa técnica surgiu no Brasil nos anos 80 e se popularizou como forma de protesto e divulgação de eventos culturais. Nesta atividade, os alunos irão conhecer mais sobre a arte urbana e criar seus próprios cartazes lambe-lambe, explorando diferentes estilos visuais e contextualizando-os no tempo e no espaço.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e mostre exemplos de cartazes lambe-lambe, explicando sua origem e importância na cultura urbana.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Pesquisa

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre diferentes estilos visuais de cartazes lambe-lambe e suas características. Eles poderão usar livros, revistas, internet e outras fontes de pesquisa para coletar informações.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Criação

    Nesta estação, os alunos irão criar seus próprios cartazes lambe-lambe, explorando diferentes estilos visuais e técnicas de arte urbana. Eles poderão usar materiais como papel, tinta, canetas, colas e tesouras para criar seus cartazes.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Contextualização

    Nesta estação, os alunos irão contextualizar seus cartazes lambe-lambe no tempo e no espaço, explicando o tema que escolheram e a mensagem que querem transmitir com seus cartazes.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos cartazes

    Na última etapa, os alunos irão apresentar seus cartazes lambe-lambe para a turma, explicando o tema e a mensagem que escolheram. Organize uma exposição dos cartazes na escola ou em um espaço público da cidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Contextualizar a arte urbana no tempo e no espaço.
  • Promover a cooperação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre o tema escolhido e a mensagem transmitida pelo cartaz lambe-lambe.
  • Originalidade e criatividade na criação do cartaz.
  • Clareza e objetividade na contextualização do cartaz no tempo e no espaço.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.
  • Organização e apresentação do cartaz lambe-lambe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades de pesquisa, criação e contextualização.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a cooperação e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar os cartazes lambe-lambe de forma justa e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa de forma organizada e objetiva.
  • Criar um cartaz lambe-lambe original e criativo.
  • Contextualizar o cartaz no tempo e no espaço de forma clara e objetiva.
  • Apresentar o cartaz lambe-lambe de forma organizada e objetiva.