Aula sobre Arte Urbana Cartaz Lambe Lambe
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A arte urbana é uma forma de expressão artística que se manifesta em espaços públicos, como ruas, praças e muros. O cartaz lambe-lambe é um exemplo de arte urbana que consiste em colar cartazes nas paredes, postes e outros locais da cidade. Essa técnica surgiu no Brasil nos anos 80 e se popularizou como forma de protesto e divulgação de eventos culturais. Nesta atividade, os alunos irão conhecer mais sobre a arte urbana e criar seus próprios cartazes lambe-lambe, explorando diferentes estilos visuais e contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Contextualização
A arte urbana é uma forma de expressão artística que se manifesta em espaços públicos, como ruas, praças e muros. O cartaz lambe-lambe é um exemplo de arte urbana que consiste em colar cartazes nas paredes, postes e outros locais da cidade. Essa técnica surgiu no Brasil nos anos 80 e se popularizou como forma de protesto e divulgação de eventos culturais. Nesta atividade, os alunos irão conhecer mais sobre a arte urbana e criar seus próprios cartazes lambe-lambe, explorando diferentes estilos visuais e contextualizando-os no tempo e no espaço.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema e mostre exemplos de cartazes lambe-lambe, explicando sua origem e importância na cultura urbana.Etapa 3 - Estação 1 - Pesquisa
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre diferentes estilos visuais de cartazes lambe-lambe e suas características. Eles poderão usar livros, revistas, internet e outras fontes de pesquisa para coletar informações.Etapa 4 - Estação 2 - Criação
Nesta estação, os alunos irão criar seus próprios cartazes lambe-lambe, explorando diferentes estilos visuais e técnicas de arte urbana. Eles poderão usar materiais como papel, tinta, canetas, colas e tesouras para criar seus cartazes.Etapa 5 - Estação 3 - Contextualização
Nesta estação, os alunos irão contextualizar seus cartazes lambe-lambe no tempo e no espaço, explicando o tema que escolheram e a mensagem que querem transmitir com seus cartazes.Etapa 6 - Apresentação dos cartazes
Na última etapa, os alunos irão apresentar seus cartazes lambe-lambe para a turma, explicando o tema e a mensagem que escolheram. Organize uma exposição dos cartazes na escola ou em um espaço público da cidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Contextualizar a arte urbana no tempo e no espaço.
- Promover a cooperação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Coerência entre o tema escolhido e a mensagem transmitida pelo cartaz lambe-lambe.
- Originalidade e criatividade na criação do cartaz.
- Clareza e objetividade na contextualização do cartaz no tempo e no espaço.
- Participação e colaboração nas atividades em grupo.
- Organização e apresentação do cartaz lambe-lambe.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os exemplos de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos nas atividades de pesquisa, criação e contextualização.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a cooperação e a colaboração entre os alunos.
- Avaliar os cartazes lambe-lambe de forma justa e objetiva.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar a pesquisa de forma organizada e objetiva.
- Criar um cartaz lambe-lambe original e criativo.
- Contextualizar o cartaz no tempo e no espaço de forma clara e objetiva.
- Apresentar o cartaz lambe-lambe de forma organizada e objetiva.