Aula sobre Arte Urbana Cartaz Lambe Lambe
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A arte urbana é uma forma de expressão artística que se manifesta em espaços públicos, como ruas, praças e muros. O cartaz lambe-lambe é um exemplo de arte urbana que consiste em colar cartazes nas paredes da cidade. Essa técnica surgiu no Brasil na década de 80 e se popularizou como forma de protesto e divulgação de eventos culturais. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a história e as técnicas do cartaz lambe-lambe, além de criar seus próprios cartazes utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
Etapa 1 - Contextualização
A arte urbana é uma forma de expressão artística que se manifesta em espaços públicos, como ruas, praças e muros. O cartaz lambe-lambe é um exemplo de arte urbana que consiste em colar cartazes nas paredes da cidade. Essa técnica surgiu no Brasil na década de 80 e se popularizou como forma de protesto e divulgação de eventos culturais. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a história e as técnicas do cartaz lambe-lambe, além de criar seus próprios cartazes utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.Etapa 2 - Introdução
Apresente a arte urbana e o cartaz lambe-lambe, mostrando exemplos de cartazes em diferentes contextos. Em seguida, explicará a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos deverão pesquisar sobre o cartaz lambe-lambe, sua história, técnicas e exemplos de cartazes. Eles poderão utilizar a internet ou livros disponíveis na escola.Etapa 4 - Criação do modelo Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs e como ela será utilizada como ferramenta de avaliação da atividade. Os alunos criarão um modelo com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" para avaliar a atividade.Etapa 5 - Criação dos cartazes
Os alunos criarão seus próprios cartazes lambe-lambe, utilizando as técnicas aprendidas na pesquisa. Forneça materiais como papel, cola, tesoura e tintas.Etapa 6 - Apresentação dos cartazes
Cada aluno apresentará seu cartaz e explicará a mensagem que deseja transmitir. Os demais alunos farão a avaliação utilizando o modelo Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 7 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo sobre as diferentes mensagens transmitidas pelos cartazes e como a arte urbana pode ser utilizada como forma de expressão e protesto.Etapa 8 - Avaliação
Faça uma avaliação da atividade utilizando os modelo da Dinâmica dos 3 Qs preenchidos pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a discussão em grupo sobre a arte urbana e sua importância na sociedade.
Critérios de avaliação
- Utilização das técnicas aprendidas na pesquisa na criação dos cartazes.
- Clareza e objetividade na mensagem transmitida pelo cartaz.
- Participação na discussão em grupo sobre a arte urbana.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de cartazes lambe-lambe e explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Fornecer materiais para a criação dos cartazes.
- Orientar os alunos na criação dos cartazes e na utilização da dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o cartaz lambe-lambe e suas técnicas.
- Criar seus próprios cartazes lambe-lambe.
- Participar da discussão em grupo sobre a arte urbana.