Aula sobre Arte Urbana Cartaz Lambe Lambe

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A arte urbana é uma forma de expressão artística que se manifesta em espaços públicos, como ruas, praças e muros. O cartaz lambe-lambe é um exemplo de arte urbana que consiste em colar cartazes nas paredes da cidade. Essa técnica surgiu no Brasil na década de 80 e se popularizou como forma de protesto e divulgação de eventos culturais. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a história e as técnicas do cartaz lambe-lambe, além de criar seus próprios cartazes utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A arte urbana é uma forma de expressão artística que se manifesta em espaços públicos, como ruas, praças e muros. O cartaz lambe-lambe é um exemplo de arte urbana que consiste em colar cartazes nas paredes da cidade. Essa técnica surgiu no Brasil na década de 80 e se popularizou como forma de protesto e divulgação de eventos culturais. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a história e as técnicas do cartaz lambe-lambe, além de criar seus próprios cartazes utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente a arte urbana e o cartaz lambe-lambe, mostrando exemplos de cartazes em diferentes contextos. Em seguida, explicará a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre o cartaz lambe-lambe, sua história, técnicas e exemplos de cartazes. Eles poderão utilizar a internet ou livros disponíveis na escola.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs e como ela será utilizada como ferramenta de avaliação da atividade. Os alunos criarão um modelo com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" para avaliar a atividade.

  5. Etapa 5 - Criação dos cartazes

    Os alunos criarão seus próprios cartazes lambe-lambe, utilizando as técnicas aprendidas na pesquisa. Forneça materiais como papel, cola, tesoura e tintas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos cartazes

    Cada aluno apresentará seu cartaz e explicará a mensagem que deseja transmitir. Os demais alunos farão a avaliação utilizando o modelo Dinâmica dos 3 Qs.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as diferentes mensagens transmitidas pelos cartazes e como a arte urbana pode ser utilizada como forma de expressão e protesto.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Faça uma avaliação da atividade utilizando os modelo da Dinâmica dos 3 Qs preenchidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a discussão em grupo sobre a arte urbana e sua importância na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Utilização das técnicas aprendidas na pesquisa na criação dos cartazes.
  • Clareza e objetividade na mensagem transmitida pelo cartaz.
  • Participação na discussão em grupo sobre a arte urbana.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de cartazes lambe-lambe e explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Fornecer materiais para a criação dos cartazes.
  • Orientar os alunos na criação dos cartazes e na utilização da dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o cartaz lambe-lambe e suas técnicas.
  • Criar seus próprios cartazes lambe-lambe.
  • Participar da discussão em grupo sobre a arte urbana.