Aula sobre Arte Urbana Grafite Pichacao
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Nesta aula, vamos estudar a Arte Urbana, focando no grafite e na pichação. Vamos entender a diferença entre essas duas formas de arte, seus estilos, técnicas e influências. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criam um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Professor, apresente o tema Arte Urbana: Grafite & Pichação, explicando a diferença entre essas duas formas de arte, suas técnicas e influências. Você também pode utilizar exemplos práticos, mostrando imagens de grafites e pichações em diferentes contextos.Etapa 2 - Organização dos grupos (5 minutos)
Os alunos serão organizados em grupos de 4 a 5 integrantes, de forma aleatória ou escolhidos por você, professor.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual (40 minutos)
Os grupos deverão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos deverão utilizar materiais disponíveis em sala de aula, como papel, canetas coloridas e lápis. Você deverá circular pela sala, auxiliando os alunos na elaboração do mapa conceitual.Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais (30 minutos)
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e suas sub-ideias. Você poderá mediar a discussão, fazendo perguntas e incentivando a participação dos alunos.Etapa 5 - Debate em grupo (30 minutos)
Os grupos deverão discutir em conjunto sobre as diferenças entre grafite e pichação, suas técnicas e influências. Você pode fornecer materiais como textos, imagens e vídeos para auxiliar na discussão.Etapa 6 - Apresentação dos debates (20 minutos)
Cada grupo apresentará suas conclusões sobre o debate para a turma. Você poderá mediar a discussão, fazendo perguntas e incentivando a participação dos alunos.Etapa 7 - Conclusão (5 minutos)
Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando as principais ideias e conceitos trabalhados na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Criatividade e originalidade na elaboração do mapa conceitual.
- Coerência e profundidade das ideias apresentadas nos debates.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Mediar as discussões e debates, incentivando a participação dos alunos.
- Fornecer materiais e recursos para auxiliar na elaboração do mapa conceitual e na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Elaborar um mapa conceitual criativo e bem estruturado.
- Participar dos debates em grupo, apresentando ideias e opiniões de forma clara e objetiva.