Aula sobre Arte Urbana Grafite Pichacao

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A arte urbana é uma manifestação cultural que se desenvolveu nas cidades, principalmente a partir da década de 1960. O grafite e a pichação são duas das principais formas de expressão da arte urbana. O grafite é uma arte que utiliza técnicas de pintura para criar imagens e mensagens em espaços públicos, como muros e paredes. Já a pichação é uma forma de escrita que utiliza tinta spray para criar letras e símbolos em espaços públicos, muitas vezes sem autorização. Ambas as formas de arte são polêmicas e geram discussões sobre a relação entre arte, espaço público e autoridade.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A arte urbana é uma manifestação cultural que se desenvolveu nas cidades, principalmente a partir da década de 1960. O grafite e a pichação são duas das principais formas de expressão da arte urbana. O grafite é uma arte que utiliza técnicas de pintura para criar imagens e mensagens em espaços públicos, como muros e paredes. Já a pichação é uma forma de escrita que utiliza tinta spray para criar letras e símbolos em espaços públicos, muitas vezes sem autorização. Ambas as formas de arte são polêmicas e geram discussões sobre a relação entre arte, espaço público e autoridade.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualizar a arte urbana, destacando as diferenças entre grafite e pichação. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e experiências com a arte urbana.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e terão a tarefa de pesquisar sobre grafite e pichação, incluindo sua história, técnicas, estilos e polêmicas. Eles deverão registrar suas descobertas em um caderno.

  4. Etapa 4 - Análise

    Os grupos irão analisar as informações coletadas e selecionar os aspectos mais relevantes para a criação de sua fanzine. Eles deverão discutir e justificar suas escolhas.

  5. Etapa 5 - Planejamento

    Cada grupo irá planejar a criação de sua fanzine, definindo o conteúdo para cada uma das 8 partes do papel A4. Eles deverão pensar em imagens, textos e outros elementos visuais que possam expressar suas ideias sobre grafite e pichação.

  6. Etapa 6 - Criação

    Os grupos irão criar suas fanzines, utilizando apenas recursos como lápis, canetas, papel sulfite e cola. Oriente e auxilie os alunos durante todo o processo.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua fanzine para a turma, explicando suas escolhas e destacando os aspectos mais relevantes sobre grafite e pichação.

  8. Etapa 8 - Reflexão

    Conduza uma reflexão coletiva sobre a atividade, destacando os aprendizados e as dificuldades encontradas pelos alunos. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões sobre a arte urbana e a importância da expressão artística no espaço público.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a arte urbana e sua relação com a sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e análise de informações.
  • Criatividade e originalidade na criação da fanzine.
  • Coerência e clareza na apresentação da fanzine.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos durante todo o processo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Conduzir reflexões coletivas sobre o tema e os aprendizados dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar informações sobre grafite e pichação.
  • Criar uma fanzine original e criativa.
  • Apresentar sua fanzine para a turma e participar das reflexões coletivas.