Aula sobre Arte Urbana Grafite Pichacao
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A arte urbana é uma manifestação cultural que se desenvolveu nas cidades, principalmente a partir da década de 1960. O grafite e a pichação são duas das principais formas de expressão da arte urbana. O grafite é uma arte que utiliza técnicas de pintura para criar imagens e mensagens em espaços públicos, como muros e paredes. Já a pichação é uma forma de escrita que utiliza tinta spray para criar letras e símbolos em espaços públicos, muitas vezes sem autorização. Ambas as formas de arte são polêmicas e geram discussões sobre a relação entre arte, espaço público e autoridade.
Etapa 1 - Contextualização
A arte urbana é uma manifestação cultural que se desenvolveu nas cidades, principalmente a partir da década de 1960. O grafite e a pichação são duas das principais formas de expressão da arte urbana. O grafite é uma arte que utiliza técnicas de pintura para criar imagens e mensagens em espaços públicos, como muros e paredes. Já a pichação é uma forma de escrita que utiliza tinta spray para criar letras e símbolos em espaços públicos, muitas vezes sem autorização. Ambas as formas de arte são polêmicas e geram discussões sobre a relação entre arte, espaço público e autoridade.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualizar a arte urbana, destacando as diferenças entre grafite e pichação. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e experiências com a arte urbana.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos e terão a tarefa de pesquisar sobre grafite e pichação, incluindo sua história, técnicas, estilos e polêmicas. Eles deverão registrar suas descobertas em um caderno.Etapa 4 - Análise
Os grupos irão analisar as informações coletadas e selecionar os aspectos mais relevantes para a criação de sua fanzine. Eles deverão discutir e justificar suas escolhas.Etapa 5 - Planejamento
Cada grupo irá planejar a criação de sua fanzine, definindo o conteúdo para cada uma das 8 partes do papel A4. Eles deverão pensar em imagens, textos e outros elementos visuais que possam expressar suas ideias sobre grafite e pichação.Etapa 6 - Criação
Os grupos irão criar suas fanzines, utilizando apenas recursos como lápis, canetas, papel sulfite e cola. Oriente e auxilie os alunos durante todo o processo.Etapa 7 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar sua fanzine para a turma, explicando suas escolhas e destacando os aspectos mais relevantes sobre grafite e pichação.Etapa 8 - Reflexão
Conduza uma reflexão coletiva sobre a atividade, destacando os aprendizados e as dificuldades encontradas pelos alunos. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões sobre a arte urbana e a importância da expressão artística no espaço público.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a arte urbana e sua relação com a sociedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e análise de informações.
- Criatividade e originalidade na criação da fanzine.
- Coerência e clareza na apresentação da fanzine.
Ações do professor
- Orientar e auxiliar os alunos durante todo o processo.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Conduzir reflexões coletivas sobre o tema e os aprendizados dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e analisar informações sobre grafite e pichação.
- Criar uma fanzine original e criativa.
- Apresentar sua fanzine para a turma e participar das reflexões coletivas.