Aula sobre Arte Urbana Grafite Pichacao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A arte urbana é uma forma de expressão que se manifesta nas ruas, em muros, paredes, e outros espaços públicos. O grafite e a pichação são duas formas de arte urbana que se destacam, mas que muitas vezes são confundidas. O grafite é uma arte mais elaborada, que utiliza técnicas de pintura e desenho para criar imagens e mensagens. Já a pichação é uma arte mais simples, que utiliza apenas letras e símbolos para transmitir mensagens. Ambas as formas de arte urbana são muito presentes no cotidiano dos estudantes, e por isso é importante que eles entendam a diferença entre elas e como elas se relacionam com a cidade e a cultura urbana. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o grafite e a pichação, e irão criar um template de design sprint para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula apresentando aos alunos o tema "Arte urbana: Grafite & Pichação". Mostre exemplos de grafites e pichações em diferentes cidades do mundo, destacando as diferenças entre as duas formas de arte. Em seguida, faça uma roda de conversa para discutir as percepções dos alunos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha um tema relacionado ao grafite ou à pichação para pesquisar. Os temas podem incluir a história do grafite, a relação entre grafite e cidade, a relação entre pichação e vandalismo, ou qualquer outro tema que os alunos considerem relevante. Cada grupo deve fazer um esboço do que irá pesquisar e apresentar.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve apresentar o seu esboço para a turma e, em conjunto, decidir qual tema será desenvolvido. Oriente os alunos a escolher um tema que possa ser desenvolvido em uma única aula.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com o tema escolhido, os alunos devem pesquisar e coletar informações sobre o assunto. Eles podem utilizar livros, revistas, jornais, sites, vídeos e outros materiais para realizar a pesquisa. Em seguida, devem criar um protótipo do seu projeto, que pode ser um cartaz, um vídeo, uma apresentação de slides ou qualquer outra forma de apresentação.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar o seu protótipo para a turma, e os alunos devem avaliar e dar feedback sobre o trabalho dos colegas. Incentive a participação e o diálogo entre os alunos, para que eles possam aprender uns com os outros e desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Contextualizar a arte urbana no tempo e no espaço.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Qualidade do protótipo criado.
  • Habilidade de comunicação e apresentação do trabalho.
  • Capacidade de avaliar e dar feedback sobre o trabalho dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de grafites e pichações para a turma.
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na escolha do tema.
  • Incentivar a participação e o diálogo entre os alunos durante as etapas de prototipagem e teste.
  • Avaliar e dar feedback sobre o trabalho dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar uma pesquisa de qualidade sobre o tema escolhido.
  • Criar um protótipo criativo e original para apresentar à turma.
  • Avaliar e dar feedback sobre o trabalho dos colegas.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.