Aula sobre Arte Urbana Grafite Pichacao

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A arte urbana é uma forma de expressão que se manifesta nas ruas das cidades por meio de diferentes técnicas e estilos. O grafite e a pichação são duas dessas formas de arte urbana que, apesar de serem frequentemente confundidas, possuem características distintas. O grafite é uma forma de arte que utiliza técnicas de pintura para criar imagens e mensagens em espaços públicos, enquanto a pichação é uma forma de escrita que utiliza letras e símbolos para marcar territórios e expressar ideias. Sendo assim, vamos explorar essas duas formas de arte urbana e entender suas diferenças e semelhanças.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualizar a arte urbana, explicando o que é o grafite e a pichação, suas diferenças e semelhanças. Se possível, apresente exemplos de grafites e pichações em diferentes cidades do mundo.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso sobre um grafite ou pichação específico, mostrando sua história, contexto e significado. Os alunos deverão analisar o estudo de caso e discutir em grupo suas impressões e reflexões.

  3. Etapa 3 - Produção do infográfico

    Os alunos irão criar um modelo de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre o grafite e a pichação. Oriente os alunos na produção do infográfico, fornecendo exemplos e sugestões.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar informações sobre o grafite e a pichação, utilizando livros, revistas e outros materiais disponíveis na sala de aula. Se for possível, permita que os alunos busquem essas informações também na internet. Oriente os alunos na pesquisa, fornecendo sugestões de fontes e materiais.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do infográfico

    Os alunos irão preencher as lacunas do infográfico com as informações pesquisadas. Oriente os alunos na organização e clareza das informações.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Os alunos irão apresentar seus infográficos para a turma, explicando as informações contidas e respondendo às perguntas dos colegas. O professor irá avaliar a apresentação dos infográficos e dar feedbacks.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Proponha uma reflexão final sobre a aula, incentivando os alunos a compartilhar suas impressões e aprendizados. Os alunos poderão registrar suas reflexões em um diário ou caderno.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender as diferenças e semelhanças entre o grafite e a pichação.
  • Refletir sobre a importância da arte urbana como forma de expressão e manifestação cultural.
  • Promover a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e nas apresentações, incentivando a expressão de opiniões e o debate sobre a arte urbana.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na aula.
  • Capacidade de análise e reflexão sobre o tema.
  • Criatividade na produção do infográfico.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a arte urbana.
  • Estimular a participação e a reflexão dos alunos.
  • Orientar os alunos na produção do infográfico.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Pesquisar e coletar informações sobre o tema.
  • Preencher as lacunas do infográfico com as informações pesquisadas.
  • Apresentar seus infográficos para a turma.