Aula sobre Arte Urbana Grafite Pichacao
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A arte urbana é uma forma de expressão que se manifesta nas ruas das cidades por meio de diferentes técnicas e estilos. O grafite e a pichação são duas dessas formas de arte urbana que, apesar de serem frequentemente confundidas, possuem características distintas. O grafite é uma forma de arte que utiliza técnicas de pintura para criar imagens e mensagens em espaços públicos, enquanto a pichação é uma forma de escrita que utiliza letras e símbolos para marcar territórios e expressar ideias. Sendo assim, vamos explorar essas duas formas de arte urbana e entender suas diferenças e semelhanças.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualizar a arte urbana, explicando o que é o grafite e a pichação, suas diferenças e semelhanças. Se possível, apresente exemplos de grafites e pichações em diferentes cidades do mundo.Etapa 2 - Estudo de caso
Apresente um estudo de caso sobre um grafite ou pichação específico, mostrando sua história, contexto e significado. Os alunos deverão analisar o estudo de caso e discutir em grupo suas impressões e reflexões.Etapa 3 - Produção do infográfico
Os alunos irão criar um modelo de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre o grafite e a pichação. Oriente os alunos na produção do infográfico, fornecendo exemplos e sugestões.Etapa 4 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar informações sobre o grafite e a pichação, utilizando livros, revistas e outros materiais disponíveis na sala de aula. Se for possível, permita que os alunos busquem essas informações também na internet. Oriente os alunos na pesquisa, fornecendo sugestões de fontes e materiais.Etapa 5 - Preenchimento do infográfico
Os alunos irão preencher as lacunas do infográfico com as informações pesquisadas. Oriente os alunos na organização e clareza das informações.Etapa 6 - Apresentação dos infográficos
Os alunos irão apresentar seus infográficos para a turma, explicando as informações contidas e respondendo às perguntas dos colegas. O professor irá avaliar a apresentação dos infográficos e dar feedbacks.Etapa 7 - Reflexão final
Proponha uma reflexão final sobre a aula, incentivando os alunos a compartilhar suas impressões e aprendizados. Os alunos poderão registrar suas reflexões em um diário ou caderno.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender as diferenças e semelhanças entre o grafite e a pichação.
- Refletir sobre a importância da arte urbana como forma de expressão e manifestação cultural.
- Promover a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e nas apresentações, incentivando a expressão de opiniões e o debate sobre a arte urbana.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na aula.
- Capacidade de análise e reflexão sobre o tema.
- Criatividade na produção do infográfico.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a arte urbana.
- Estimular a participação e a reflexão dos alunos.
- Orientar os alunos na produção do infográfico.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Pesquisar e coletar informações sobre o tema.
- Preencher as lacunas do infográfico com as informações pesquisadas.
- Apresentar seus infográficos para a turma.