Aula sobre Arte Urbana Grafite Pichacao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Arte Urbana é uma forma de expressão artística que se manifesta nas ruas, muros e paredes das cidades. O Grafite e a Pichação são duas das principais formas de Arte Urbana, mas possuem características distintas. O Grafite é uma forma de arte que utiliza tinta em borrifador para criar imagens e letras em paredes, muros e outros espaços públicos. Já a Pichação é uma forma de escrita que utiliza tinta ou outros materiais para escrever mensagens em paredes, muros e outros espaços públicos. Ambas as formas de arte são controversas e geram debates sobre a sua legalidade e o seu valor artístico.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A Arte Urbana é uma forma de expressão artística que se manifesta nas ruas, muros e paredes das cidades. O Grafite e a Pichação são duas das principais formas de Arte Urbana, mas possuem características distintas. O Grafite é uma forma de arte que utiliza tinta em borrifador para criar imagens e letras em paredes, muros e outros espaços públicos. Já a Pichação é uma forma de escrita que utiliza tinta ou outros materiais para escrever mensagens em paredes, muros e outros espaços públicos. Ambas as formas de arte são controversas e geram debates sobre a sua legalidade e o seu valor artístico.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade. Em seguida, faça uma breve contextualização sobre a Arte Urbana, o Grafite e a Pichação.

  3. Etapa 3 - Formação dos Grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de pesquisa.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    O grupo de pesquisa deve realizar uma pesquisa sobre o Grafite e a Pichação, buscando informações sobre a sua história, características, técnicas e artistas mais importantes.

  5. Etapa 5 - Defesa e Oposição

    Os grupos defensor e opositor devem preparar argumentos para defender ou contestar a legalidade e o valor artístico do Grafite e da Pichação.

  6. Etapa 6 - Banca Julgadora

    O grupo da banca julgadora deve avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor e decidir qual posição é mais coerente e convincente.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor deve avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Contextualizar a Arte Urbana no tempo e no espaço.
  • Debater sobre a legalidade e o valor artístico do Grafite e da Pichação.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação.
  • Estimular a reflexão crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Capacidade de argumentação e defesa de ideias.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Conhecimento sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
  • Fazer uma breve contextualização sobre a Arte Urbana, o Grafite e a Pichação.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Orientar o grupo de pesquisa na realização da pesquisa.
  • Orientar o grupo da banca julgadora na avaliação dos argumentos apresentados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais.
  • Pesquisar e analisar criticamente o tema.
  • Participar ativamente da reflexão crítica.