Arte urbana: Intervenções e Instalações
Intervenções e Instalações são manifestações artísticas contemporâneas compostas por elementos organizados em um ambiente. Vamos conhecer mais de suas características nessa aula de Arte!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Selecione a alternativa que relaciona as imagens com duas modalidades da Arte Urbana:
Atividade completaA)
Grafite e instalação.B) Grafite e cartazes lambe-lambe
C) Cartazes lambe-lambe e flash mob.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Thinking:
A arte urbana é uma forma de expressão que se manifesta nas ruas das cidades, por meio de intervenções e instalações artísticas. Ela pode ser encontrada em diferentes formas, como grafites, murais, stickers, lambe-lambes, entre outras. Essas intervenções trazem novas cores e formas para as paisagens urbanas, além de transmitir mensagens e críticas sociais. Os alunos irão aprender sobre a arte urbana, suas características e como ela pode ser aplicada no cotidiano. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o tema.Atividade completa4. Design Sprint:
A Arte Urbana é uma forma de expressão artística que se desenvolveu nas cidades e se popularizou nos últimos anos. Ela é caracterizada por intervenções e instalações em espaços públicos, como grafites, murais, stickers, lambe-lambes, entre outros. Essas intervenções são uma forma de ocupar a cidade, de trazer cor e vida para os espaços urbanos e de expressar opiniões e ideias. Os alunos irão aprender sobre a Arte Urbana, suas características e como ela pode ser aplicada no cotidiano deles. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um template de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa5. Gamificação:
A arte urbana é uma forma de expressão artística que utiliza o espaço público como suporte para suas intervenções e instalações. Essa forma de arte tem ganhado cada vez mais espaço nas cidades e pode ser encontrada em diversos locais, como muros, fachadas de prédios, calçadas e até mesmo em monumentos públicos. Os alunos serão convidados a conhecer melhor essa forma de arte e a criar um jogo de tabuleiro que aborde o tema. A metodologia utilizada será a gamificação, cujo objetivo é tornar o aprendizado mais lúdico e envolvente.Atividade completa6. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A arte urbana é uma forma de expressão artística que se desenvolveu nas cidades, em espaços públicos, como ruas, praças e muros. Ela pode ser encontrada em diversas formas, como intervenções, instalações, grafites, murais e outras técnicas. Os alunos irão aprender sobre a arte urbana, suas características e como ela se manifesta na cidade. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri, com grupos defensores e opositores, para discutir e analisar diferentes estilos visuais da arte urbana.Atividade completa7. Rotação por estações:
A arte urbana é uma forma de expressão que se manifesta em espaços públicos, como ruas, praças e muros. Ela pode ser encontrada em diversas cidades do mundo e é uma forma de intervenção artística que busca chamar a atenção das pessoas para questões sociais, políticas e culturais. Explore as diferentes formas de arte urbana, como intervenções e instalações, e analise como elas podem ser contextualizadas no tempo e no espaço. Para isso, utilize a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão participar de atividades diferentes relacionadas ao tema.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
A arte urbana é uma forma de expressão que se manifesta nas cidades, por meio de intervenções e instalações artísticas em espaços públicos. Essa forma de arte tem se popularizado cada vez mais, e é possível encontrar diversas intervenções urbanas em diferentes cidades do mundo. Explore esse tema e analise como a arte urbana pode ser utilizada como uma forma de expressão e intervenção social. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: