Aula sobre Arte Urbana Intervencoes E Instalacoes

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Arte Urbana é uma forma de expressão artística que se desenvolveu nas cidades e se popularizou nos últimos anos. Ela é caracterizada por intervenções e instalações em espaços públicos, como grafites, murais, stickers, lambe-lambes, entre outros. Essas intervenções são uma forma de ocupar a cidade, de trazer cor e vida para os espaços urbanos e de expressar opiniões e ideias. Os alunos irão aprender sobre a Arte Urbana, suas características e como ela pode ser aplicada no cotidiano deles. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um template de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o conceito de Arte Urbana, suas características e exemplos de intervenções e instalações em espaços públicos. Os alunos deverão pesquisar sobre o tema e fazer anotações sobre o que entenderam.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos deverão criar esboços de intervenções e instalações que gostariam de fazer em espaços públicos da cidade. Eles podem usar lápis, canetas ou softwares de desenho para criar seus esboços.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos deverão apresentar seus esboços para a turma e discutir as ideias apresentadas. Em grupo, eles deverão decidir qual intervenção ou instalação irão desenvolver.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos deverão criar um protótipo da intervenção ou instalação escolhida. Eles podem usar materiais como papel, cartolina, tinta, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos deverão testar a intervenção ou instalação criada em um espaço público da cidade. Eles deverão registrar o processo de criação e o resultado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a ocupação dos espaços públicos da cidade com arte e cultura.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo.
  • Criatividade e originalidade na criação da intervenção ou instalação.
  • Coerência entre o protótipo criado e a intervenção ou instalação final.
  • Registro completo do processo de criação e do resultado.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de Arte Urbana e exemplos de intervenções e instalações em espaços públicos.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre o tema.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Acompanhar o processo de criação e testagem da intervenção ou instalação.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e fazer anotações sobre o que entenderam.
  • Criar esboços de intervenções e instalações que gostariam de fazer em espaços públicos da cidade.
  • Apresentar seus esboços para a turma e discutir as ideias apresentadas.
  • Criar um protótipo da intervenção ou instalação escolhida.
  • Testar a intervenção ou instalação criada em um espaço público da cidade e registrar o processo de criação e o resultado.