Aula sobre Arte Urbana Intervencoes E Instalacoes

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A arte urbana é uma forma de expressão que se manifesta nas ruas das cidades, por meio de intervenções e instalações artísticas. Ela pode ser encontrada em diferentes formas, como grafites, murais, stickers, lambe-lambes, entre outras. Essas intervenções trazem novas cores e formas para as paisagens urbanas, além de transmitir mensagens e críticas sociais. Os alunos irão aprender sobre a arte urbana, suas características e como ela pode ser aplicada no cotidiano. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e mostrar exemplos de arte urbana, como grafites e murais. Em seguida, irá explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia (imagem em anexo), contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão preencher o mapa com informações sobre a arte urbana, como, por exemplo, o que as pessoas pensam e sentem ao ver um grafite na rua.

  3. Etapa 3 - Análise do mapa de empatia

    Os alunos irão analisar o mapa de empatia em grupos e discutir as informações coletadas. Eles deverão identificar padrões e tendências, como, por exemplo, as dores e ganhos que as pessoas sentem ao ver uma intervenção artística na rua.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da análise do mapa de empatia para a turma. Medie a discussão e estimule os alunos a fazerem conexões entre as informações apresentadas.

  5. Etapa 5 - Criação de uma intervenção artística

    Os alunos irão criar uma intervenção artística na escola ou em um espaço público próximo. Eles deverão aplicar os conceitos aprendidos na aula e utilizar materiais simples, como papel e lápis de cor. Oriente\-os durante o processo criativo.

  6. Etapa 6 - Apresentação das intervenções

    Cada grupo irá apresentar sua intervenção artística para a turma. Medie a discussão e estimule os alunos a fazerem reflexões sobre o processo criativo e o impacto da arte urbana na cidade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada. Estimule os alunos a continuarem explorando a arte urbana e a aplicar os conceitos aprendidos em outras áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a arte urbana e seu impacto na cidade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade da análise do mapa de empatia e das intervenções artísticas criadas.
  • Capacidade dos alunos em fazer reflexões críticas sobre a arte urbana e seu impacto na cidade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante o processo criativo.
  • Mediar as discussões e estimular a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa de empatia com informações relevantes sobre a arte urbana.
  • Criar uma intervenção artística simples e criativa.