Aula sobre Arte Urbana Intervencoes E Instalacoes

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A arte urbana é uma forma de expressão artística que utiliza o espaço público como suporte para suas intervenções e instalações. Essa forma de arte tem ganhado cada vez mais espaço nas cidades e pode ser encontrada em diversos locais, como muros, fachadas de prédios, calçadas e até mesmo em monumentos públicos. Os alunos serão convidados a conhecer melhor essa forma de arte e a criar um jogo de tabuleiro que aborde o tema. A metodologia utilizada será a gamificação, cujo objetivo é tornar o aprendizado mais lúdico e envolvente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é a arte urbana. Em seguida, mostre exemplos de intervenções e instalações em diferentes cidades do mundo.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre diferentes artistas e suas obras de arte urbana. Cada grupo deverá escolher um artista para apresentar para a turma.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos, em grupos, criarão um mapa de registro (imagem em anexo) com os campos ‘Nome do Jogo’, ‘Objetivo do Jogo’, ‘Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor final’ e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’. Oriente os alunos na criação do mapa de registro.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de registro

    Cada grupo apresentará seu mapa de registro para a turma, explicando as etapas e os objetivos do jogo. Os demais alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Conduza uma discussão sobre a importância da arte urbana e como ela pode ser utilizada como forma de expressão e de transformação social.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos artistas escolhidos

    Cada grupo irá apresentar o artista escolhido e suas obras de arte urbana para a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância da arte urbana como forma de expressão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e criação do mapa de registro.
  • Qualidade do jogo criado pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do artista escolhido.
  • Envolvimento e interesse dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do mapa de registro.
  • Conduzir a discussão sobre a importância da arte urbana.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre diferentes artistas e suas obras de arte urbana.
  • Criar um mapa de registro de um jogo sobre arte urbana.
  • Apresentar o artista escolhido e suas obras de arte urbana para a turma.
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.