Aula sobre Arte Urbana Intervencoes E Instalacoes
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A arte urbana é uma forma de expressão artística que se desenvolveu nas cidades, em espaços públicos, como ruas, praças e muros. Ela pode ser encontrada em diversas formas, como intervenções, instalações, grafites, murais e outras técnicas. Os alunos irão aprender sobre a arte urbana, suas características e como ela se manifesta na cidade. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri, com grupos defensores e opositores, para discutir e analisar diferentes estilos visuais da arte urbana.
Etapa 1 - Introdução
O professor irá apresentar o tema da aula e contextualizar a arte urbana, mostrando exemplos de intervenções e instalações em diferentes cidades do mundo.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre diferentes estilos visuais da arte urbana, como grafites, stencils, murais, entre outros. Eles deverão buscar informações sobre a história, características e artistas que utilizam essas técnicas.Etapa 3 - Debate
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação. A banca julgadora será responsável por avaliar as argumentações dos grupos defensor e opositor. O grupo defensor deverá apresentar argumentos que justifiquem a importância da arte urbana na cidade, enquanto o grupo opositor deverá apresentar argumentos contrários. O grupo de observação deverá registrar as informações apresentadas pelos grupos defensor e opositor.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as informações apresentadas pelos grupos defensor e opositor, para analisar e compreender melhor os diferentes estilos visuais da arte urbana.Etapa 5 - Criação de intervenção urbana
Os alunos irão criar uma intervenção urbana em um espaço da escola, utilizando as técnicas aprendidas na pesquisa e debate. Eles deverão pensar em uma mensagem que queiram transmitir através da intervenção.Etapa 6 - Apresentação
Os grupos irão apresentar suas intervenções e justificar a mensagem que quiseram transmitir através da arte urbana.Etapa 7 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a aula, incentivando os alunos a pensarem sobre a importância da arte urbana na cidade e como ela pode ser utilizada como forma de expressão e transformação social.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais da arte urbana, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos através da criação de uma intervenção urbana.
- Promover o debate e a reflexão crítica sobre a importância da arte urbana na cidade e como ela pode ser utilizada como forma de expressão e transformação social.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate e na discussão em grupo.
- Criatividade e originalidade na criação da intervenção urbana.
- Coerência entre a mensagem transmitida pela intervenção e a argumentação apresentada pelos grupos defensor e opositor.
- Clareza e objetividade na apresentação da intervenção e justificativa da mensagem.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos de intervenções e instalações em diferentes cidades do mundo.
- Orientar os alunos na pesquisa sobre diferentes estilos visuais da arte urbana.
- Conduzir o debate e a discussão em grupo, incentivando a reflexão crítica sobre o tema.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos na criação da intervenção urbana.
- Conduzir a reflexão final sobre a aula e a importância da arte urbana na cidade.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
- Realizar a pesquisa sobre diferentes estilos visuais da arte urbana.
- Criar uma intervenção urbana utilizando as técnicas aprendidas na pesquisa e debate.
- Apresentar a intervenção e justificar a mensagem transmitida através dela.
- Refletir sobre a importância da arte urbana na cidade e como ela pode ser utilizada como forma de expressão e transformação social.