Aula sobre Arte Urbana Intervencoes E Instalacoes

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A arte urbana é uma forma de expressão artística que se desenvolveu nas cidades, em espaços públicos, como ruas, praças e muros. Ela pode ser encontrada em diversas formas, como intervenções, instalações, grafites, murais e outras técnicas. Os alunos irão aprender sobre a arte urbana, suas características e como ela se manifesta na cidade. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri, com grupos defensores e opositores, para discutir e analisar diferentes estilos visuais da arte urbana.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o tema da aula e contextualizar a arte urbana, mostrando exemplos de intervenções e instalações em diferentes cidades do mundo.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre diferentes estilos visuais da arte urbana, como grafites, stencils, murais, entre outros. Eles deverão buscar informações sobre a história, características e artistas que utilizam essas técnicas.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação. A banca julgadora será responsável por avaliar as argumentações dos grupos defensor e opositor. O grupo defensor deverá apresentar argumentos que justifiquem a importância da arte urbana na cidade, enquanto o grupo opositor deverá apresentar argumentos contrários. O grupo de observação deverá registrar as informações apresentadas pelos grupos defensor e opositor.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações apresentadas pelos grupos defensor e opositor, para analisar e compreender melhor os diferentes estilos visuais da arte urbana.

  5. Etapa 5 - Criação de intervenção urbana

    Os alunos irão criar uma intervenção urbana em um espaço da escola, utilizando as técnicas aprendidas na pesquisa e debate. Eles deverão pensar em uma mensagem que queiram transmitir através da intervenção.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar suas intervenções e justificar a mensagem que quiseram transmitir através da arte urbana.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a aula, incentivando os alunos a pensarem sobre a importância da arte urbana na cidade e como ela pode ser utilizada como forma de expressão e transformação social.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais da arte urbana, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos através da criação de uma intervenção urbana.
  • Promover o debate e a reflexão crítica sobre a importância da arte urbana na cidade e como ela pode ser utilizada como forma de expressão e transformação social.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate e na discussão em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação da intervenção urbana.
  • Coerência entre a mensagem transmitida pela intervenção e a argumentação apresentada pelos grupos defensor e opositor.
  • Clareza e objetividade na apresentação da intervenção e justificativa da mensagem.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos de intervenções e instalações em diferentes cidades do mundo.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre diferentes estilos visuais da arte urbana.
  • Conduzir o debate e a discussão em grupo, incentivando a reflexão crítica sobre o tema.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos na criação da intervenção urbana.
  • Conduzir a reflexão final sobre a aula e a importância da arte urbana na cidade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre diferentes estilos visuais da arte urbana.
  • Criar uma intervenção urbana utilizando as técnicas aprendidas na pesquisa e debate.
  • Apresentar a intervenção e justificar a mensagem transmitida através dela.
  • Refletir sobre a importância da arte urbana na cidade e como ela pode ser utilizada como forma de expressão e transformação social.