Aula sobre Arte Urbana Intervencoes E Instalacoes
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e mostre exemplos de intervenções e instalações de arte urbana. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - PesquisaNesta estação, os alunos irão pesquisar sobre diferentes artistas de arte urbana e suas obras. Eles deverão analisar o estilo visual de cada artista e contextualizá-lo no tempo e no espaço. Para isso, poderão utilizar livros, revistas e sites de arte.
Estação 2 - Criação
Nesta estação, os alunos irão criar suas próprias intervenções e instalações de arte urbana. Eles deverão pensar em uma mensagem que queiram transmitir e utilizar materiais simples, como papel, tinta e canetas, para criar suas obras.
Estação 3 - Análise
Nesta estação, os alunos irão analisar as obras criadas pelos colegas e discutir o que cada uma delas representa. Eles deverão identificar os elementos visuais utilizados e contextualizá-los no tempo e no espaço.
Etapa 3 - Apresentação das obras
Cada grupo irá apresentar suas obras para a turma e explicar a mensagem que querem transmitir com elas. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões sobre as obras apresentadas.Etapa 4 - Discussão em grupo
A turma irá discutir em grupo sobre as diferentes formas de arte urbana e como elas podem ser utilizadas para chamar a atenção das pessoas para questões sociais, políticas e culturais.Etapa 5 - Reflexão individual
Os alunos irão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a arte urbana e seu papel na sociedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade das obras criadas pelos alunos.
- Capacidade de analisar e contextualizar diferentes estilos visuais no tempo e no espaço.
- Reflexão crítica sobre a arte urbana e seu papel na sociedade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os exemplos de intervenções e instalações de arte urbana.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a arte urbana e seu papel na sociedade.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Criar suas próprias intervenções e instalações de arte urbana.
- Analisar e contextualizar as obras criadas pelos colegas.
- Refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.