Aula sobre Arte Urbana Intervencoes E Instalacoes
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A arte urbana é uma forma de expressão que se manifesta nas cidades, por meio de intervenções e instalações artísticas em espaços públicos. Essa forma de arte tem se popularizado cada vez mais, e é possível encontrar diversas intervenções urbanas em diferentes cidades do mundo. Explore esse tema e analise como a arte urbana pode ser utilizada como uma forma de expressão e intervenção social. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Conteúdo teórico
Os alunos terão acesso a conteúdos previamente selecionados sobre a arte urbana, como vídeos, textos e imagens. Eles deverão assistir e ler os conteúdos e fazer anotações sobre o que acharam mais importante.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema contextualizando a arte urbana e destacando sua importância como forma de expressão e intervenção social. É importante destacar que a arte urbana pode ser encontrada em diferentes contextos, desde a crítica social até a valorização da cultura local. Para começar, apresente alguns exemplos de arte urbana, como grafites, murais, instalações e esculturas urbanas. É importante destacar que a arte urbana é uma forma de expressão que pode ser encontrada em diferentes contextos, desde a crítica social até a valorização da cultura local.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça que discutam sobre a arte urbana. Cada grupo deve escolher uma intervenção urbana e apresentá-la para a turma, destacando sua importância e contexto.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Pesquisa individual
Cada aluno deve escolher uma intervenção urbana e pesquisar sobre ela, destacando sua importância e contexto.Etapa 6 - Apresentação em grupo
Os grupos devem apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.Etapa 7 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre as intervenções urbanas apresentadas, destacando suas semelhanças e diferenças.Etapa 8 - Conclusão
O professor deve concluir a aula destacando a importância da arte urbana como forma de expressão e intervenção social.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
- Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio da arte urbana.
- Promover a reflexão crítica sobre a arte urbana como forma de intervenção social.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Qualidade da pesquisa realizada sobre a intervenção urbana escolhida.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade da apresentação realizada em grupo.
- Reflexão crítica sobre a arte urbana como forma de intervenção social.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar a arte urbana.
- Dividir a turma em grupos e orientar as discussões.
- Orientar a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Orientar a pesquisa individual dos alunos.
- Concluir a aula destacando a importância da arte urbana como forma de expressão e intervenção social.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Realizar a pesquisa individual sobre a intervenção urbana escolhida.
- Apresentar a pesquisa em grupo.
- Refletir criticamente sobre a arte urbana como forma de intervenção social.