Aula sobre Arte Urbana Intervencoes E Instalacoes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A arte urbana é uma forma de expressão que se manifesta nas cidades, por meio de intervenções e instalações artísticas em espaços públicos. Essa forma de arte tem se popularizado cada vez mais, e é possível encontrar diversas intervenções urbanas em diferentes cidades do mundo. Explore esse tema e analise como a arte urbana pode ser utilizada como uma forma de expressão e intervenção social. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Conteúdo teórico

    Os alunos terão acesso a conteúdos previamente selecionados sobre a arte urbana, como vídeos, textos e imagens. Eles deverão assistir e ler os conteúdos e fazer anotações sobre o que acharam mais importante.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema contextualizando a arte urbana e destacando sua importância como forma de expressão e intervenção social. É importante destacar que a arte urbana pode ser encontrada em diferentes contextos, desde a crítica social até a valorização da cultura local. Para começar, apresente alguns exemplos de arte urbana, como grafites, murais, instalações e esculturas urbanas. É importante destacar que a arte urbana é uma forma de expressão que pode ser encontrada em diferentes contextos, desde a crítica social até a valorização da cultura local.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça que discutam sobre a arte urbana. Cada grupo deve escolher uma intervenção urbana e apresentá-la para a turma, destacando sua importância e contexto.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Pesquisa individual

    Cada aluno deve escolher uma intervenção urbana e pesquisar sobre ela, destacando sua importância e contexto.

  6. Etapa 6 - Apresentação em grupo

    Os grupos devem apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre as intervenções urbanas apresentadas, destacando suas semelhanças e diferenças.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    O professor deve concluir a aula destacando a importância da arte urbana como forma de expressão e intervenção social.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio da arte urbana.
  • Promover a reflexão crítica sobre a arte urbana como forma de intervenção social.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre a intervenção urbana escolhida.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da apresentação realizada em grupo.
  • Reflexão crítica sobre a arte urbana como forma de intervenção social.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a arte urbana.
  • Dividir a turma em grupos e orientar as discussões.
  • Orientar a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Orientar a pesquisa individual dos alunos.
  • Concluir a aula destacando a importância da arte urbana como forma de expressão e intervenção social.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Realizar a pesquisa individual sobre a intervenção urbana escolhida.
  • Apresentar a pesquisa em grupo.
  • Refletir criticamente sobre a arte urbana como forma de intervenção social.