Aula sobre Arte Urbana Sticker

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Arte urbana é uma expressão artística que se desenvolveu nas cidades, em espaços públicos, e cujo objetivo é levar arte para as ruas, democratizando o acesso à cultura. Uma das formas de arte urbana é a criação de stickers, que são adesivos colados em paredes, postes, telefones públicos, entre outros lugares. Esses adesivos podem ter diferentes temas, como política, humor, amor, entre outros. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a arte urbana e criar seus próprios stickers, utilizando a metodologia ativa Design Sprint.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Arte urbana é uma expressão artística que se desenvolveu nas cidades, em espaços públicos, e cujo objetivo é levar arte para as ruas, democratizando o acesso à cultura. Uma das formas de arte urbana é a criação de stickers, que são adesivos colados em paredes, postes, telefones públicos, entre outros lugares. Esses adesivos podem ter diferentes temas, como política, humor, amor, entre outros. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a arte urbana e criar seus próprios stickers, utilizando a metodologia ativa Design Sprint.

  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente aos alunos o conceito de arte urbana e stickers, mostrando exemplos de adesivos colados em diferentes lugares. Em seguida, os alunos irão pesquisar sobre o tema em grupos, utilizando a internet e livros disponíveis na sala. Cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a turma.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço do adesivo que desejam produzir, considerando o tema escolhido e o local onde será colado. Oriente os alunos sobre a criação de um design simples e objetivo, que possa ser compreendido facilmente pelos transeuntes.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar o esboço do adesivo para a turma, explicando o tema escolhido e o local onde será colado. Em seguida, a turma irá votar no adesivo que mais gostou, considerando a criatividade, a originalidade e a mensagem transmitida.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com o adesivo escolhido, os alunos irão criar um protótipo utilizando materiais disponíveis na sala, como papel, tesoura, cola, entre outros. O objetivo é criar um adesivo que possa ser colado em um local público.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão colar o adesivo em um local público próximo à escola, registrando com fotos e vídeos a reação das pessoas que passarem pelo local. Em seguida, a turma irá discutir sobre a experiência e os resultados obtidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de adesivos.
  • Promover a reflexão sobre a arte urbana e a sua importância na democratização do acesso à cultura.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação do adesivo.
  • Coerência entre o tema escolhido e a mensagem transmitida pelo adesivo.
  • Qualidade do protótipo criado.
  • Participação ativa na pesquisa em grupo e na discussão em sala.
  • Registro e análise dos resultados obtidos com a colagem do adesivo em um local público.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de arte urbana e stickers.
  • Orientar os alunos na pesquisa em grupo.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação dos adesivos.
  • Acompanhar a criação dos protótipos e a colagem dos adesivos em um local público.
  • Promover a discussão em sala sobre a experiência e os resultados obtidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Criar um esboço do adesivo que desejam produzir.
  • Criar um protótipo do adesivo utilizando materiais disponíveis na sala.
  • Colar o adesivo em um local público próximo à escola.
  • Registrar com fotos e vídeos a reação das pessoas que passarem pelo local.