Aula sobre Arte Urbana Sticker

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A arte urbana é uma forma de expressão que vem ganhando cada vez mais espaço nas cidades. Nessa atividade, vamos explorar a técnica dos stickers, que são adesivos utilizados para decorar espaços públicos. Os alunos irão entender como essa forma de arte se desenvolveu, conforme aplicada no cotidiano e como pode ser utilizada para transmitir mensagens e ideias. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A arte urbana é uma forma de expressão que vem ganhando cada vez mais espaço nas cidades. Nessa atividade, vamos explorar a técnica dos stickers, que são adesivos utilizados para decorar espaços públicos. Os alunos irão entender como essa forma de arte se desenvolveu, conforme aplicada no cotidiano e como pode ser utilizada para transmitir mensagens e ideias. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema, explicando o que são os stickers e como eles são utilizados na arte urbana. Serão mostrados exemplos de stickers e de como eles são aplicados em diferentes espaços públicos.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão preencher cada campo com informações sobre o público que irá visualizar os stickers.

  4. Etapa 4 - Brainstorming

    Os alunos irão realizar um brainstorming em grupo para gerar ideias de mensagens e imagens que possam ser transmitidas através dos stickers. Estimule a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

  5. Etapa 5 - Criação dos stickers

    Os alunos irão criar seus próprios stickers utilizando materiais disponíveis em sala, como papel adesivo, canetas coloridas e tesoura. Eles deverão utilizar as ideias geradas no brainstorming para criar seus stickers.

  6. Etapa 6 - Aplicação dos stickers

    Os alunos irão aplicar seus stickers em espaços públicos da escola, como murais e paredes. Eles deverão registrar a aplicação dos stickers através de fotos e vídeos.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos trabalhos

    Os alunos irão apresentar seus trabalhos para a turma, explicando as ideias e mensagens transmitidas pelos seus stickers.

  8. Etapa 8 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação dos stickers e sobre a importância da arte urbana na sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da arte urbana na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Criatividade na criação dos stickers.
  • Clareza na apresentação dos trabalhos.
  • Reflexão sobre o processo de criação dos stickers e sobre a importância da arte urbana na sociedade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação dos stickers e na aplicação em espaços públicos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da arte urbana na sociedade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Gerar ideias criativas para a criação dos stickers.
  • Criar seus próprios stickers utilizando materiais disponíveis em sala.
  • Aplicar os stickers em espaços públicos da escola.
  • Refletir sobre o processo de criação dos stickers e sobre a importância da arte urbana na sociedade.