Aula sobre Arte Urbana Sticker

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A arte urbana é uma forma de expressão artística que se desenvolveu nas cidades, principalmente nas ruas. Uma das formas mais populares de arte urbana é o sticker, que são adesivos colados em muros, postes, placas de trânsito, entre outros locais. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a arte urbana e como os stickers são utilizados como forma de expressão. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema. Para isso, os alunos irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais de stickers, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A arte urbana é uma forma de expressão artística que se desenvolveu nas cidades, principalmente nas ruas. Uma das formas mais populares de arte urbana é o sticker, que são adesivos colados em muros, postes, placas de trânsito, entre outros locais. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a arte urbana e como os stickers são utilizados como forma de expressão. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema. Para isso, os alunos irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais de stickers, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e mostre exemplos de stickers utilizados na cidade. Os alunos serão incentivados a observar os adesivos em seu cotidiano e pensar sobre o que eles representam.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre stickers

    Os alunos irão pesquisar sobre diferentes estilos visuais de stickers e escolher um para trabalhar em seu jogo. Eles deverão contextualizar o estilo escolhido no tempo e no espaço.

  4. Etapa 4 - Criação das cartas de perguntas e afirmações

    Os alunos irão criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. As perguntas devem ser relacionadas ao estilo visual escolhido e as afirmações devem ser fatos sobre a arte urbana. Utilize a criatividade dos alunos para desenhar atrás das cartas e tornar o processo ainda mais dinâmico.

  5. Etapa 5 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar o jogo utilizando as cartas de perguntas e afirmações criadas anteriormente. Eles devem pensar em regras e objetivos para o jogo.

  6. Etapa 6 - Teste do jogo

    Os alunos irão testar o jogo criado em duplas ou em grupos. Eles devem avaliar se o jogo é divertido e se as perguntas e afirmações são relevantes.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes formas de expressão na arte urbana e como os stickers são utilizados como forma de protesto ou de divulgação de ideias.

  8. Etapa 8 - Apresentação dos jogos

    Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma e explicar as regras e objetivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais de stickers.
  • Contextualizar a arte urbana no tempo e no espaço.
  • Desenvolver a habilidade de criação de jogos com perguntas e afirmações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação do jogo.
  • Relevância das perguntas e afirmações criadas.
  • Criatividade na criação do jogo.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Clareza na apresentação do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e incentivar a observação dos alunos sobre a arte urbana.
  • Orientar a pesquisa sobre diferentes estilos visuais de stickers.
  • Auxiliar na criação do jogo e na definição de regras e objetivos.
  • Estimular a discussão em grupo sobre a arte urbana.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade do jogo criado.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre diferentes estilos visuais de stickers.
  • Criar perguntas e afirmações relevantes sobre o tema.
  • Criar um jogo com regras e objetivos.
  • Participar da discussão em grupo sobre a arte urbana.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.