Aula sobre Arte Urbana Sticker
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A arte urbana é uma forma de expressão artística que se desenvolveu nas cidades, principalmente nas ruas. Uma das formas mais populares de arte urbana é o sticker, que são adesivos colados em muros, postes, placas de trânsito, entre outros locais. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a arte urbana e como os stickers são utilizados como forma de expressão. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema. Para isso, os alunos irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais de stickers, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Contextualização
A arte urbana é uma forma de expressão artística que se desenvolveu nas cidades, principalmente nas ruas. Uma das formas mais populares de arte urbana é o sticker, que são adesivos colados em muros, postes, placas de trânsito, entre outros locais. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a arte urbana e como os stickers são utilizados como forma de expressão. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema. Para isso, os alunos irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais de stickers, contextualizando-os no tempo e no espaço.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema e mostre exemplos de stickers utilizados na cidade. Os alunos serão incentivados a observar os adesivos em seu cotidiano e pensar sobre o que eles representam.Etapa 3 - Pesquisa sobre stickers
Os alunos irão pesquisar sobre diferentes estilos visuais de stickers e escolher um para trabalhar em seu jogo. Eles deverão contextualizar o estilo escolhido no tempo e no espaço.Etapa 4 - Criação das cartas de perguntas e afirmações
Os alunos irão criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. As perguntas devem ser relacionadas ao estilo visual escolhido e as afirmações devem ser fatos sobre a arte urbana. Utilize a criatividade dos alunos para desenhar atrás das cartas e tornar o processo ainda mais dinâmico.Etapa 5 - Criação do jogo
Os alunos irão criar o jogo utilizando as cartas de perguntas e afirmações criadas anteriormente. Eles devem pensar em regras e objetivos para o jogo.Etapa 6 - Teste do jogo
Os alunos irão testar o jogo criado em duplas ou em grupos. Eles devem avaliar se o jogo é divertido e se as perguntas e afirmações são relevantes.Etapa 7 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes formas de expressão na arte urbana e como os stickers são utilizados como forma de protesto ou de divulgação de ideias.Etapa 8 - Apresentação dos jogos
Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma e explicar as regras e objetivos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais de stickers.
- Contextualizar a arte urbana no tempo e no espaço.
- Desenvolver a habilidade de criação de jogos com perguntas e afirmações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e criação do jogo.
- Relevância das perguntas e afirmações criadas.
- Criatividade na criação do jogo.
- Participação na discussão em grupo.
- Clareza na apresentação do jogo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e incentivar a observação dos alunos sobre a arte urbana.
- Orientar a pesquisa sobre diferentes estilos visuais de stickers.
- Auxiliar na criação do jogo e na definição de regras e objetivos.
- Estimular a discussão em grupo sobre a arte urbana.
- Avaliar a participação dos alunos e a qualidade do jogo criado.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre diferentes estilos visuais de stickers.
- Criar perguntas e afirmações relevantes sobre o tema.
- Criar um jogo com regras e objetivos.
- Participar da discussão em grupo sobre a arte urbana.
- Apresentar o jogo criado para a turma.