Aula sobre Arte Urbana Sticker
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Arte urbana é uma forma de expressão que se manifesta nas ruas das cidades, visando transmitir uma mensagem ou simplesmente embelezar o ambiente. Uma das formas mais populares de arte urbana é a criação de stickers, que são adesivos que podem ser colados em diversos lugares. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a história e a importância da arte urbana, além de criar um modelo de júri para debater sobre o tema. Os alunos também serão incentivados a criar seus próprios stickers e a refletir sobre a mensagem que desejam transmitir.
Etapa 1 - Contextualização
Arte urbana é uma forma de expressão que se manifesta nas ruas das cidades, visando transmitir uma mensagem ou simplesmente embelezar o ambiente. Uma das formas mais populares de arte urbana é a criação de stickers, que são adesivos que podem ser colados em diversos lugares. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a história e a importância da arte urbana, além de criar um modelo de júri para debater sobre o tema. Os alunos também serão incentivados a criar seus próprios stickers e a refletir sobre a mensagem que desejam transmitir.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema, explicando o que é arte urbana e como ela se manifesta na cidade. Serão mostrados exemplos de stickers e outras formas de arte urbana, para que os alunos possam entender melhor o conceito.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de quatro, e cada grupo terá que pesquisar sobre um tema relacionado à arte urbana, como a história da arte urbana, os diferentes estilos de stickers, ou a relação entre arte urbana e política. Cada grupo terá que apresentar suas descobertas para a turma.Etapa 4 - Criação do modelo de júri
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no debate. O grupo defensor terá que apresentar argumentos a favor da arte urbana, enquanto o grupo opositor terá que apresentar argumentos contra. A banca julgadora terá que avaliar os argumentos apresentados e decidir qual grupo foi mais convincente. O grupo de observadores terá que registrar as principais ideias apresentadas durante o debate.Etapa 5 - Debate em grupo
Cada grupo terá que apresentar seus argumentos durante o debate. Medie a discussão, incentivando os alunos a apresentarem suas ideias de forma clara e respeitosa. Ao final do debate, a banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e decidir qual grupo foi mais convincente.Etapa 6 - Criação de stickers
Os alunos serão incentivados a criar seus próprios stickers, utilizando materiais como papel adesivo, canetas coloridas e tesouras. Eles deverão pensar em uma mensagem que desejam transmitir através de seus stickers, e apresentar suas criações para a turma.Etapa 7 - Reflexão final
Ao final da atividade, os alunos serão convidados a refletir sobre o que aprenderam durante o debate e a criação dos stickers. Eles deverão pensar em como a arte urbana pode ser uma forma de expressão e de transformação social.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a expressão dos alunos através da criação de stickers.
- Incentivar o debate e a reflexão crítica sobre a arte urbana e sua importância na sociedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em grupo.
- Qualidade dos argumentos apresentados durante o debate.
- Criatividade e originalidade na criação dos stickers.
- Reflexão crítica sobre a importância da arte urbana na sociedade.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Mediar o debate de forma respeitosa e imparcial.
- Estimular a criatividade e a expressão dos alunos durante a criação dos stickers.
- Incentivar a reflexão crítica sobre a importância da arte urbana na sociedade.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Apresentar argumentos claros e convincentes durante o debate.
- Criar stickers criativos e originais.
- Refletir criticamente sobre a importância da arte urbana na sociedade.