Aula sobre Arte Urbana Sticker

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Arte urbana é uma forma de expressão que se manifesta nas ruas das cidades, visando transmitir uma mensagem ou simplesmente embelezar o ambiente. Uma das formas mais populares de arte urbana é a criação de stickers, que são adesivos que podem ser colados em diversos lugares. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a história e a importância da arte urbana, além de criar um modelo de júri para debater sobre o tema. Os alunos também serão incentivados a criar seus próprios stickers e a refletir sobre a mensagem que desejam transmitir.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Arte urbana é uma forma de expressão que se manifesta nas ruas das cidades, visando transmitir uma mensagem ou simplesmente embelezar o ambiente. Uma das formas mais populares de arte urbana é a criação de stickers, que são adesivos que podem ser colados em diversos lugares. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a história e a importância da arte urbana, além de criar um modelo de júri para debater sobre o tema. Os alunos também serão incentivados a criar seus próprios stickers e a refletir sobre a mensagem que desejam transmitir.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema, explicando o que é arte urbana e como ela se manifesta na cidade. Serão mostrados exemplos de stickers e outras formas de arte urbana, para que os alunos possam entender melhor o conceito.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro, e cada grupo terá que pesquisar sobre um tema relacionado à arte urbana, como a história da arte urbana, os diferentes estilos de stickers, ou a relação entre arte urbana e política. Cada grupo terá que apresentar suas descobertas para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de júri

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no debate. O grupo defensor terá que apresentar argumentos a favor da arte urbana, enquanto o grupo opositor terá que apresentar argumentos contra. A banca julgadora terá que avaliar os argumentos apresentados e decidir qual grupo foi mais convincente. O grupo de observadores terá que registrar as principais ideias apresentadas durante o debate.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Cada grupo terá que apresentar seus argumentos durante o debate. Medie a discussão, incentivando os alunos a apresentarem suas ideias de forma clara e respeitosa. Ao final do debate, a banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e decidir qual grupo foi mais convincente.

  6. Etapa 6 - Criação de stickers

    Os alunos serão incentivados a criar seus próprios stickers, utilizando materiais como papel adesivo, canetas coloridas e tesouras. Eles deverão pensar em uma mensagem que desejam transmitir através de seus stickers, e apresentar suas criações para a turma.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Ao final da atividade, os alunos serão convidados a refletir sobre o que aprenderam durante o debate e a criação dos stickers. Eles deverão pensar em como a arte urbana pode ser uma forma de expressão e de transformação social.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos através da criação de stickers.
  • Incentivar o debate e a reflexão crítica sobre a arte urbana e sua importância na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados durante o debate.
  • Criatividade e originalidade na criação dos stickers.
  • Reflexão crítica sobre a importância da arte urbana na sociedade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Mediar o debate de forma respeitosa e imparcial.
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos durante a criação dos stickers.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a importância da arte urbana na sociedade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Apresentar argumentos claros e convincentes durante o debate.
  • Criar stickers criativos e originais.
  • Refletir criticamente sobre a importância da arte urbana na sociedade.