Aula sobre Arte Urbana Sticker

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Arte urbana é uma forma de expressão artística que se desenvolveu no espaço urbano e que tem ganhado cada vez mais espaço e visibilidade. Entre as diversas formas de arte urbana, os stickers (adesivos) se destacam por serem uma forma acessível e democrática de expressão, que pode ser encontrada em diversos lugares da cidade, como postes, muros e placas de trânsito. Nesta atividade, os alunos serão convidados a conhecer mais sobre essa forma de arte, analisando diferentes estilos visuais e contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Arte urbana é uma forma de expressão artística que se desenvolveu no espaço urbano e que tem ganhado cada vez mais espaço e visibilidade. Entre as diversas formas de arte urbana, os stickers (adesivos) se destacam por serem uma forma acessível e democrática de expressão, que pode ser encontrada em diversos lugares da cidade, como postes, muros e placas de trânsito. Nesta atividade, os alunos serão convidados a conhecer mais sobre essa forma de arte, analisando diferentes estilos visuais e contextualizando-os no tempo e no espaço.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade apresentando o tema e contextualizando para os alunos. Serão mostrados exemplos de stickers em diferentes lugares da cidade e será explicado como essa forma de arte pode ser uma forma de expressão e de intervenção no espaço urbano.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por pesquisar sobre um estilo visual de stickers. Os estilos podem ser escolhidos pelo professor ou pelos próprios alunos. Eles deverão pesquisar sobre a origem do estilo, seus principais representantes e características visuais.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Criação

    Nesta estação, os alunos serão convidados a criar seus próprios stickers, utilizando os estilos visuais pesquisados na estação anterior como referência. Eles poderão utilizar materiais como papel adesivo, canetas e lápis de cor para criar seus adesivos.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Análise

    Na última estação, os alunos deverão analisar os stickers criados pelos colegas e identificar os estilos visuais utilizados em cada um deles. Eles deverão também fazer uma reflexão sobre a importância da arte urbana e dos stickers como forma de expressão e intervenção no espaço urbano.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Ao final da atividade, os grupos deverão apresentar seus trabalhos para a turma e fazer uma breve explicação sobre o estilo visual escolhido e as características dos stickers criados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Refletir sobre a importância da arte urbana e dos stickers como forma de intervenção no espaço urbano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre o estilo visual escolhido.
  • Criatividade na criação dos stickers.
  • Capacidade de análise e reflexão sobre a importância da arte urbana e dos stickers como forma de intervenção no espaço urbano.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação dos stickers.
  • Estimular a reflexão e a análise crítica dos alunos sobre a importância da arte urbana e dos stickers como forma de intervenção no espaço urbano.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa sobre o estilo visual escolhido.
  • Criar seus próprios stickers, utilizando os estilos visuais pesquisados como referência.
  • Analisar e refletir sobre os stickers criados pelos colegas e sobre a importância da arte urbana e dos stickers como forma de intervenção no espaço urbano.