Aula sobre Arte Urbana Sticker

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Arte urbana é um movimento artístico que surgiu nas ruas das grandes cidades e se popularizou em todo o mundo. Stickers são uma das formas mais populares de arte urbana, consistindo em adesivos colados em muros, postes, placas de rua e outros lugares públicos. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a história da arte urbana e como os stickers são usados para expressar ideias e sentimentos. Eles também criarão seus próprios stickers para compartilhar com a comunidade escolar.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Arte urbana é um movimento artístico que surgiu nas ruas das grandes cidades e se popularizou em todo o mundo. Stickers são uma das formas mais populares de arte urbana, consistindo em adesivos colados em muros, postes, placas de rua e outros lugares públicos. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a história da arte urbana e como os stickers são usados para expressar ideias e sentimentos. Eles também criarão seus próprios stickers para compartilhar com a comunidade escolar.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e mostre exemplos de stickers em diferentes lugares. Os alunos serão convidados a compartilhar suas próprias experiências com arte urbana.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e Apresentação

    Os alunos farão pesquisas sobre a história da arte urbana e sobre os artistas mais famosos do movimento. Eles usarão a internet para encontrar informações e imagens. Depois da pesquisa, os alunos devem apresentar para toda a sala os principais pontos pesquisados.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Eles usarão esse modelo para avaliar sua própria aprendizagem durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Criação de stickers

    Os alunos criarão seus próprios stickers usando papel adesivo, canetas e lápis de cor. Eles serão incentivados a pensar em ideias e mensagens que desejam transmitir através de seus adesivos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos apresentarão seus stickers para a turma e explicarão o que eles representam. Eles também compartilharão suas avaliações usando a Dinâmica dos 3 Qs.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade e peça aos alunos que compartilhem o que aprenderam e como se sentiram durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a arte urbana e sua importância na cultura contemporânea.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na criação dos stickers.
  • Qualidade e originalidade dos stickers criados.
  • Clareza e coesão na apresentação dos stickers e na explicação de suas ideias.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Conduzir reflexões e avaliações sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre a história da arte urbana e sobre os artistas mais famosos do movimento.
  • Criar seus próprios stickers usando papel adesivo, canetas e lápis de cor.
  • Apresentar seus stickers para a turma e explicar o que eles representam.