Aula sobre Arte Urbana Sticker
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Arte urbana é um movimento artístico que surgiu nas ruas das grandes cidades e se popularizou em todo o mundo. Stickers são uma das formas mais populares de arte urbana, consistindo em adesivos colados em muros, postes, placas de rua e outros lugares públicos. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a história da arte urbana e como os stickers são usados para expressar ideias e sentimentos. Eles também criarão seus próprios stickers para compartilhar com a comunidade escolar.
Etapa 1 - Contextualização
Arte urbana é um movimento artístico que surgiu nas ruas das grandes cidades e se popularizou em todo o mundo. Stickers são uma das formas mais populares de arte urbana, consistindo em adesivos colados em muros, postes, placas de rua e outros lugares públicos. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a história da arte urbana e como os stickers são usados para expressar ideias e sentimentos. Eles também criarão seus próprios stickers para compartilhar com a comunidade escolar.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema da aula e mostre exemplos de stickers em diferentes lugares. Os alunos serão convidados a compartilhar suas próprias experiências com arte urbana.Etapa 3 - Pesquisa e Apresentação
Os alunos farão pesquisas sobre a história da arte urbana e sobre os artistas mais famosos do movimento. Eles usarão a internet para encontrar informações e imagens. Depois da pesquisa, os alunos devem apresentar para toda a sala os principais pontos pesquisados.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Eles usarão esse modelo para avaliar sua própria aprendizagem durante a atividade.Etapa 5 - Criação de stickers
Os alunos criarão seus próprios stickers usando papel adesivo, canetas e lápis de cor. Eles serão incentivados a pensar em ideias e mensagens que desejam transmitir através de seus adesivos.Etapa 6 - Apresentação
Os alunos apresentarão seus stickers para a turma e explicarão o que eles representam. Eles também compartilharão suas avaliações usando a Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 7 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a atividade e peça aos alunos que compartilhem o que aprenderam e como se sentiram durante a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a reflexão sobre a arte urbana e sua importância na cultura contemporânea.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na criação dos stickers.
- Qualidade e originalidade dos stickers criados.
- Clareza e coesão na apresentação dos stickers e na explicação de suas ideias.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Incentivar a participação ativa dos alunos durante a aula.
- Conduzir reflexões e avaliações sobre a atividade.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre a história da arte urbana e sobre os artistas mais famosos do movimento.
- Criar seus próprios stickers usando papel adesivo, canetas e lápis de cor.
- Apresentar seus stickers para a turma e explicar o que eles representam.