Artigo de divulgação científica
Nessa aula de Português vamos aprender sobre artigo de divulgação científica. Você sabe pra que servem esses artigos? Então prepare seu material e vem descobrir!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Sobre o texto de divulgação científica não é correto afirmar que:
Atividade completaA)
É um texto expositivo e argumentativo.B) Tem objetivo de popularizar a ciência.
C) Utilizar linguagem informal e pessoal.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
O artigo de divulgação científica é um gênero textual cujo objetivo é apresentar de forma clara e simples um assunto científico para o público. É uma forma de tornar a ciência mais acessível e interessante para as pessoas. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, reportagens de divulgação científica e vlogs científicos.Atividade completa4. Rotação por estações:
O artigo de divulgação científica é um gênero textual cujo objetivo é apresentar uma pesquisa científica de forma acessível e compreensível para o público. Esse tipo de texto é muito presente em revistas e jornais, e é importante para que as pessoas possam se informar sobre as descobertas científicas mais recentes.Atividade completaNessa atividade, será trabalhada a habilidade de divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos etc. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos irão criar diferentes tipos de conteúdo para divulgar uma pesquisa científica.
5. Estudo de Caso:
Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de investigar e analisar situações reais e desafiadoras, relacionadas a temas científicos relevantes para a sociedade. Através da pesquisa, análise crítica e resolução de problemas, os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades de pesquisa, pensamento crítico, comunicação e trabalho em equipe. Além disso, a atividade visa promover a interdisciplinaridade, despertar o interesse pela ciência e sua aplicação na vida cotidiana, bem como incentivar a reflexão sobre a importância da ciência para a sociedade.Atividade completa6. Design Thinking:
O artigo de divulgação científica é um gênero textual cujo objetivo é apresentar de forma clara e acessível os resultados de pesquisas científicas para o público. Ele pode ser encontrado em revistas científicas, jornais, blogs e outros meios de comunicação. Com o avanço da tecnologia, a divulgação científica tem se tornado cada vez mais importante para que a sociedade possa entender e se beneficiar dos avanços científicos e tecnológicos.Atividade completaNesta atividade, os alunos irão desenvolver habilidades para produzir um artigo de divulgação científica, por meio da metodologia ativa Design Thinking. Para isso, eles irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender o público-alvo e suas necessidades.
7. Aprendizagem Entre Pares:
O artigo de divulgação científica é um tipo de texto cujo objetivo é apresentar de forma clara e objetiva os resultados de uma pesquisa científica. Ele pode ser encontrado em revistas, jornais e sites especializados, e é uma importante ferramenta para disseminar o conhecimento científico para a sociedade em geral. Nesta atividade, os alunos vão aprender a escrever um artigo de divulgação científica utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Entre Pares. Para isso, eles vão trabalhar em duplas, avaliando e dando feedback um para o outro, a fim de melhorar a qualidade dos textos produzidos.Atividade completa8. Design Sprint:
O artigo de divulgação científica é um gênero textual cujo objetivo é informar e explicar de forma clara e acessível conceitos científicos para o público. Este gênero pode ser encontrado em revistas, jornais, sites e blogs especializados. Nesta atividade, será aprendido como elaborar um artigo de divulgação científica utilizando a metodologia Design Sprint. Esta metodologia é baseada em um processo de cinco etapas que nos ajuda a pensar, prototipar e testar nossas ideias. Ao final da atividade, os alunos serão capazes de elaborar um artigo de divulgação científica sobre um tema de sua escolha.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: