Aula sobre Artigo De Divulgacao Cientifica

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O artigo de divulgação científica é um tipo de texto cujo objetivo é apresentar de forma clara e objetiva os resultados de uma pesquisa científica. Ele pode ser encontrado em revistas, jornais e sites especializados, e é uma importante ferramenta para disseminar o conhecimento científico para a sociedade em geral. Nesta atividade, os alunos vão aprender a escrever um artigo de divulgação científica utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Entre Pares. Para isso, eles vão trabalhar em duplas, avaliando e dando feedback um para o outro, a fim de melhorar a qualidade dos textos produzidos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula apresentando o tema e explicando a importância do gênero textual artigo de divulgação científica. Trabalhe com a exploração de exemplos de artigos de divulgação científica e discussões sobre suas características, estrutura textual e público-alvo.

  2. Etapa 2 - Discussão em duplas

    Divida a turma em duplas e explique o objetivo da atividade. Cada dupla deve discutir sobre um tema escolhido e definir os principais pontos que devem ser abordados no artigo de divulgação científica. Ofereça materiais impressos para embasar a escolha e o aprofundamento da escrita dos alunos. Abaixo, algumas sugestões de temas que podem ser trabalhados pelos alunos:

    1\. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: Avanços e aplicações em áreas como diagnóstico médico, veículos autônomos, tradução de idiomas, entre outros.

    2\. Energias Renováveis e Sustentabilidade: Pesquisas sobre novas fontes de energia limpa, armazenamento de energia, eficiência energética e soluções sustentáveis para reduzir o impacto ambiental.

    3\. Medicina Personalizada e Genômica: Estudos sobre a influência dos genes na saúde, desenvolvimento de terapias direcionadas e personalizadas, e análise de grandes conjuntos de dados genéticos.

    4\. Neurociência e Cognição: Pesquisas sobre o funcionamento do cérebro, processos cognitivos, desenvolvimento humano, distúrbios neurológicos e avanços em neurotecnologia.

    5\. Tecnologia Espacial e Exploração Espacial: Estudos sobre novas tecnologias espaciais, exploração de outros planetas, busca por vida extraterrestre e futuras missões tripuladas.

    6\. Nanotecnologia e Materiais Avançados: Pesquisas sobre materiais com propriedades únicas em escala nanométrica, aplicações em eletrônicos, energia, medicina e novos materiais mais leves e resistentes.

    7\. Ciências Ambientais e Mudanças Climáticas: Estudos sobre os impactos das mudanças climáticas, medidas de mitigação, adaptação, conservação da biodiversidade e gestão sustentável dos recursos naturais.


  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Cada dupla deve criar um template de avaliação por pares, visando avaliar o artigo escrito pelo colega. O template deve conter os seguintes campos:

    1\. Organização do grupo;

    2\. Construção dos argumentos;

    3\. Apresentação e comunicação;

    4\. Desempenho geral.


  4. Etapa 4 - Produção do texto

    As duplas devem começar a escrever o artigo de divulgação científica, considerando a estrutura textual do gênero apresentada na etapa 1.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Cada membro da dupla deve avaliar o artigo de divulgação científica produzido pelo colega, utilizando o template de avaliação por pares.

  6. Etapa 6 - Feedback e melhoria do texto

    Com base nas avaliações recebidas, cada membro da dupla deve dar o feedback para o colega e revisar o seu próprio texto, buscando melhorar a qualidade da produção.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos artigos

    Cada dupla deve apresentar os principais pontos do seu artigo de divulgação científica para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de produzir um artigo de divulgação científica;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e dar feedback construtivo;
  • Desenvolver a habilidade de avaliar um texto de forma crítica e objetiva;
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação escrita.

Critérios de avaliação

  • Organização da dupla: como a dupla se organizou para produzir os textos;
  • Construção dos argumentos: a qualidade dos argumentos apresentados no texto;
  • Apresentação e comunicação: a qualidade da apresentação oral e da comunicação escrita;
  • Desempenho geral: a qualidade geral do trabalho produzido.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da atividade;
  • Dividir a turma em duplas;
  • Acompanhar a produção dos textos e dar feedback para as duplas;
  • Garantir que todas as duplas tenham a oportunidade de avaliar e ser avaliados;
  • Estimular a reflexão e o debate sobre os textos produzidos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e dividir as tarefas de forma equilibrada;
  • Criar um template de avaliação por pares;
  • Produzir um artigo de divulgação científica;
  • Avaliar o trabalho do colega de dupla e dar um feedback construtivo;
  • Apresentar o artigo de divulgação científica para a turma.