Aula sobre Artigo De Divulgacao Cientifica
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Etapa 1 - Introdução
Comece a aula apresentando o tema e explicando a importância do gênero textual artigo de divulgação científica. Trabalhe com a exploração de exemplos de artigos de divulgação científica e discussões sobre suas características, estrutura textual e público-alvo.Etapa 2 - Discussão em duplas
Divida a turma em duplas e explique o objetivo da atividade. Cada dupla deve discutir sobre um tema escolhido e definir os principais pontos que devem ser abordados no artigo de divulgação científica. Ofereça materiais impressos para embasar a escolha e o aprofundamento da escrita dos alunos. Abaixo, algumas sugestões de temas que podem ser trabalhados pelos alunos:1\. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: Avanços e aplicações em áreas como diagnóstico médico, veículos autônomos, tradução de idiomas, entre outros.
2\. Energias Renováveis e Sustentabilidade: Pesquisas sobre novas fontes de energia limpa, armazenamento de energia, eficiência energética e soluções sustentáveis para reduzir o impacto ambiental.
3\. Medicina Personalizada e Genômica: Estudos sobre a influência dos genes na saúde, desenvolvimento de terapias direcionadas e personalizadas, e análise de grandes conjuntos de dados genéticos.
4\. Neurociência e Cognição: Pesquisas sobre o funcionamento do cérebro, processos cognitivos, desenvolvimento humano, distúrbios neurológicos e avanços em neurotecnologia.
5\. Tecnologia Espacial e Exploração Espacial: Estudos sobre novas tecnologias espaciais, exploração de outros planetas, busca por vida extraterrestre e futuras missões tripuladas.
6\. Nanotecnologia e Materiais Avançados: Pesquisas sobre materiais com propriedades únicas em escala nanométrica, aplicações em eletrônicos, energia, medicina e novos materiais mais leves e resistentes.
7\. Ciências Ambientais e Mudanças Climáticas: Estudos sobre os impactos das mudanças climáticas, medidas de mitigação, adaptação, conservação da biodiversidade e gestão sustentável dos recursos naturais.
Etapa 3 - Criação do template de avaliação
Cada dupla deve criar um template de avaliação por pares, visando avaliar o artigo escrito pelo colega. O template deve conter os seguintes campos:1\. Organização do grupo;
2\. Construção dos argumentos;
3\. Apresentação e comunicação;
4\. Desempenho geral.
Etapa 4 - Produção do texto
As duplas devem começar a escrever o artigo de divulgação científica, considerando a estrutura textual do gênero apresentada na etapa 1.Etapa 5 - Avaliação por pares
Cada membro da dupla deve avaliar o artigo de divulgação científica produzido pelo colega, utilizando o template de avaliação por pares.Etapa 6 - Feedback e melhoria do texto
Com base nas avaliações recebidas, cada membro da dupla deve dar o feedback para o colega e revisar o seu próprio texto, buscando melhorar a qualidade da produção.Etapa 7 - Apresentação dos artigos
Cada dupla deve apresentar os principais pontos do seu artigo de divulgação científica para a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de produzir um artigo de divulgação científica;
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e dar feedback construtivo;
- Desenvolver a habilidade de avaliar um texto de forma crítica e objetiva;
- Desenvolver a habilidade de apresentação oral;
- Desenvolver a habilidade de comunicação escrita.
Critérios de avaliação
- Organização da dupla: como a dupla se organizou para produzir os textos;
- Construção dos argumentos: a qualidade dos argumentos apresentados no texto;
- Apresentação e comunicação: a qualidade da apresentação oral e da comunicação escrita;
- Desempenho geral: a qualidade geral do trabalho produzido.
Ações do professor
- Explicar claramente o objetivo da atividade;
- Dividir a turma em duplas;
- Acompanhar a produção dos textos e dar feedback para as duplas;
- Garantir que todas as duplas tenham a oportunidade de avaliar e ser avaliados;
- Estimular a reflexão e o debate sobre os textos produzidos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo e dividir as tarefas de forma equilibrada;
- Criar um template de avaliação por pares;
- Produzir um artigo de divulgação científica;
- Avaliar o trabalho do colega de dupla e dar um feedback construtivo;
- Apresentar o artigo de divulgação científica para a turma.