Aula sobre Artigo De Divulgacao Cientifica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O artigo de divulgação científica é um gênero textual cujo objetivo é apresentar de forma clara e acessível os resultados de pesquisas científicas para o público. Ele pode ser encontrado em revistas científicas, jornais, blogs e outros meios de comunicação. Com o avanço da tecnologia, a divulgação científica tem se tornado cada vez mais importante para que a sociedade possa entender e se beneficiar dos avanços científicos e tecnológicos.

Nesta atividade, os alunos irão desenvolver habilidades para produzir um artigo de divulgação científica, por meio da metodologia ativa Design Thinking. Para isso, eles irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender o público-alvo e suas necessidades.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é um artigo de divulgação científica. Mostre exemplos de artigos de divulgação científica para que os alunos possam entender melhor o gênero textual.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema científico que será tema da aula: ciências ambientais e mudanças climáticas. Apresente estudos sobre os impactos das mudanças climáticas, medidas de mitigação, adaptação, conservação da biodiversidade e gestão sustentável dos recursos naturais.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre o tema, pensando na sociedade, que sofrerá os impactos das mudanças climáticas. Eles deverão preencher os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  4. Etapa 4 - Definição do tema

    Com base nas reflexões feitas no mapa de empatia, os alunos irão definir o tema do artigo de divulgação científica que irão produzir. Eles deverão escolher um tema que seja relevante, dentro da temática maior sobre mudanças climáticas. Abaixo, exemplos de temas relacionados:

    1\. Aquecimento global e suas consequências;

    2\. Efeito estufa e suas causas;

    3\. Derretimento das calotas polares e elevação do nível do mar;

    4\. Desmatamento e perda de biodiversidade;

    5\. Poluição do ar e impactos na saúde humana;

    6\. Energias renováveis e redução das emissões de gases de efeito estufa;

    7\. Adaptação e mitigação às mudanças climáticas.


  5. Etapa 5 - Pesquisa e produção do artigo

    Os alunos irão realizar pesquisas sobre o tema escolhido e produzir o artigo de divulgação científica. Eles deverão utilizar linguagem clara e acessível para que o público-alvo possa entender e se interessar pelo assunto. Caso não seja possível realizar pesquisas on-line, disponibilize materiais impressos, como reportagens de portais de notícia, revistas e textos da internet, para que os alunos tenham repertório para realizar a escrita do artigo.

  6. Etapa 6 - Revisão e edição

    Os alunos irão revisar e editar o artigo de divulgação científica, verificando se a linguagem está clara e se o texto está bem estruturado.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar seus artigos de divulgação científica para a turma. Eles deverão explicar o tema escolhido e como eles utilizaram a metodologia Design Thinking para produzir o artigo.

  8. Etapa 8 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a metodologia utilizada e como ela ajudou os alunos a desenvolverem habilidades importantes, como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de produção textual em gêneros diversos;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes;
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Adequação do texto ao público-alvo;
  • Clareza e objetividade na apresentação das informações;
  • Estruturação do texto e coerência entre os parágrafos;
  • Utilização correta da metodologia Design Thinking;
  • Participação e colaboração em todas as etapas da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Thinking;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Auxiliar na definição do tema e na pesquisa de informações relevantes;
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe;
  • Fornecer feedbacks ao longo das etapas da atividade.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia;
  • Definir o tema do artigo de divulgação científica;
  • Realizar pesquisas e produzir o artigo;
  • Revisar e editar o texto;
  • Apresentar o artigo para a turma.