Aula sobre Artigo De Divulgacao Cientifica
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o conceito de artigo de divulgação científica e sua importância na comunicação científica. Trabalhe com a exploração de exemplos de artigos de divulgação científica e discussões sobre suas características, estrutura textual e público-alvo.Etapa 2 - Atribuição do estudo de caso
Divida a turma em grupos e atribua um estudo de caso relacionado a um fato científico específico para cada grupo. Você pode levar temas como:1\. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: Avanços e aplicações em áreas como diagnóstico médico, veículos autônomos, tradução de idiomas, entre outros.
2\. Energias Renováveis e Sustentabilidade: Pesquisas sobre novas fontes de energia limpa, armazenamento de energia, eficiência energética e soluções sustentáveis para reduzir o impacto ambiental.
3\. Medicina Personalizada e Genômica: Estudos sobre a influência dos genes na saúde, desenvolvimento de terapias direcionadas e personalizadas, e análise de grandes conjuntos de dados genéticos.
4\. Neurociência e Cognição: Pesquisas sobre o funcionamento do cérebro, processos cognitivos, desenvolvimento humano, distúrbios neurológicos e avanços em neurotecnologia.
5\. Tecnologia Espacial e Exploração Espacial: Estudos sobre novas tecnologias espaciais, exploração de outros planetas, busca por vida extraterrestre e futuras missões tripuladas.
6\. Nanotecnologia e Materiais Avançados: Pesquisas sobre materiais com propriedades únicas em escala nanométrica, aplicações em eletrônicos, energia, medicina e novos materiais mais leves e resistentes.
7\. Ciências Ambientais e Mudanças Climáticas: Estudos sobre os impactos das mudanças climáticas, medidas de mitigação, adaptação, conservação da biodiversidade e gestão sustentável dos recursos naturais.
Etapa 3 - Pesquisa e análise
Os alunos realizarão pesquisas aprofundadas sobre o estudo de caso atribuído, coletando informações, dados e evidências científicas relevantes. Caso não seja possível realizar uma pesquisa on-line, disponibilize aos alunos materiais impressos, como reportagens e textos da internet. Os grupos deverão analisar e discutir as informações coletadas, identificando as principais descobertas, implicações e relevância do estudo de caso.Etapa 4 - Elaboração do artigo de divulgação científica
Os grupos utilizarão as informações coletadas e discutidas para elaborar um artigo de divulgação científica sobre o estudo de caso. Os alunos devem estruturar o artigo conforme a estrutura do gênero textual, visto na primeira etapa desta atividade.Etapa 5 - Apresentação
Os grupos deverão apresentar seus artigos para a turma, compartilhando os principais pontos abordados e respondendo a possíveis perguntas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise;
- Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas;
- Promover a interdisciplinaridade, pois os estudos de caso podem abordar temas que envolvam diferentes áreas do conhecimento;
- Estimular a comunicação e expressão de ideias;
- Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração;
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo;
- Coleta de informações relevantes e precisas sobre o estudo de caso;
- Organização e clareza na elaboração do artigo de divulgação científica;
- Uso adequado de linguagem acessível ao público-alvo;
- Apresentação clara e persuasiva do artigo durante a apresentação.
Ações do professor
- Facilitar discussões e debates sobre os conceitos de artigo de divulgação científica e estudos de caso;
- Orientar os alunos na pesquisa e análise do estudo de caso;
- Oferecer suporte na estruturação e redação do artigo de divulgação científica;
- Avaliar os artigos e as apresentações dos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões e análises do estudo de caso;
- Realizar pesquisas aprofundadas sobre o estudo de caso atribuído;
- Colaborar na elaboração do artigo de divulgação científica, seguindo as normas de redação científica;
- Apresentar o artigo de forma clara e persuasiva para a turma.