Aula sobre Artigo De Divulgacao Cientifica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O artigo de divulgação científica é um gênero textual cujo objetivo é apresentar uma pesquisa científica de forma acessível e compreensível para o público. Esse tipo de texto é muito presente em revistas e jornais, e é importante para que as pessoas possam se informar sobre as descobertas científicas mais recentes.

Nessa atividade, será trabalhada a habilidade de divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos etc. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos irão criar diferentes tipos de conteúdo para divulgar uma pesquisa científica.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do artigo de divulgação científica, explicando sua importância e como ele é utilizado no dia a dia. Em seguida, distribua os alunos em três grupos, que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Escolha dos temas

    Os alunos deverão escolher os temas que serão trabalhados nas estações. Para isso, forneça materiais impressos com informações sobre diferentes assuntos científicos da atualidade. Seguem algumas sugestões.

    1\. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: Avanços e aplicações em áreas como diagnóstico médico, veículos autônomos, tradução de idiomas, entre outros.

    2\. Energias Renováveis e Sustentabilidade: Pesquisas sobre novas fontes de energia limpa, armazenamento de energia, eficiência energética e soluções sustentáveis para reduzir o impacto ambiental.

    3\. Medicina Personalizada e Genômica: Estudos sobre a influência dos genes na saúde, desenvolvimento de terapias direcionadas e personalizadas, e análise de grandes conjuntos de dados genéticos.

    4\. Neurociência e Cognição: Pesquisas sobre o funcionamento do cérebro, processos cognitivos, desenvolvimento humano, distúrbios neurológicos e avanços em neurotecnologia.

    5\. Tecnologia Espacial e Exploração Espacial: Estudos sobre novas tecnologias espaciais, exploração de outros planetas, busca por vida extraterrestre e futuras missões tripuladas.

    6\. Nanotecnologia e Materiais Avançados: Pesquisas sobre materiais com propriedades únicas em escala nanométrica, aplicações em eletrônicos, energia, medicina e novos materiais mais leves e resistentes.

    7\. Ciências Ambientais e Mudanças Climáticas: Estudos sobre os impactos das mudanças climáticas, medidas de mitigação, adaptação, conservação da biodiversidade e gestão sustentável dos recursos naturais.


  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Estação 1 - Vídeo

    Nesta estação, os alunos deverão criar um roteiro de vídeo de até 3 minutos para divulgar uma pesquisa científica. Forneça exemplos de vídeos e/ou roteiros de divulgação científica para orientar sobre a estruturação do texto.

    Estação 2 - Infográfico

    Nesta estação, os alunos deverão criar um infográfico para divulgar uma pesquisa científica. Forneça exemplos de infográficos de divulgação científica e oriente sobre a estruturação do infográfico.

    Estação 3 - Podcast

    Nesta estação, os alunos deverão criar um roteiro de podcast de até 3 minutos para divulgar uma pesquisa científica. Forneça exemplos de roteiros de podcasts de divulgação científica e oriente sobre a estruturação do podcast.


  4. Etapa 4 - Compartilhando os resultados

    Os grupos deverão se reunir e apresentar seus trabalhos entre si. Oriente a apresentação e promova a discussão sobre os diferentes tipos de conteúdo.

  5. Etapa 5 - Reflexão sobre o processo

    Conduza uma reflexão sobre o processo de criação dos diferentes tipos de conteúdo e como eles podem ser utilizados para divulgar pesquisas científicas.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, pedindo que eles criem um artigo de divulgação científica utilizando um dos tipos de conteúdo trabalhados na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de divulgar o resultado de pesquisas científicas de forma acessível e compreensível;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de diferentes tipos de conteúdo;
  • Promover a reflexão sobre o processo de criação de conteúdo.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na divulgação da pesquisa científica;
  • Estruturação adequada do tipo de conteúdo escolhido;
  • Criatividade na abordagem do tema;
  • Participação nas discussões em grupo;
  • Entrega da tarefa de casa dentro do prazo estipulado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da aula;
  • Fornecer exemplos e orientar sobre a estruturação dos diferentes tipos de conteúdo;
  • Conduzir a reflexão sobre o processo de criação dos conteúdos;
  • Orientar as apresentações entre os grupos;
  • Avaliar os trabalhos dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação dos diferentes tipos de conteúdo;
  • Apresentar seu trabalho para os outros grupos;
  • Participar das discussões em grupo;
  • Entregar a tarefa de casa dentro do prazo estipulado;
  • Refletir sobre o processo de criação dos conteúdos.