Aula sobre Artigo De Divulgacao Cientifica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O artigo de divulgação científica é um gênero textual cujo objetivo é apresentar de forma clara e simples um assunto científico para o público. É uma forma de tornar a ciência mais acessível e interessante para as pessoas. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, reportagens de divulgação científica e vlogs científicos.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Encaminhe aos alunos um texto ressaltando a importância da ciência para o desenvolvimento da sociedade. Os alunos devem fazer a leitura e destacar os pontos mais importantes.

  2. Etapa 2 - Introdução ao tema

    Inicie a atividade fazendo uma breve introdução sobre o artigo de divulgação científica e suas características. Pergunte o que os alunos destacam como mais importante sobre o texto que foi enviado anteriormente a eles.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre um assunto científico de sua escolha e selecionar as informações mais relevantes para a criação do artigo de divulgação científica. Caso não haja a possibilidade de uma pesquisa on-line, disponibilize materiais impressos para que os alunos adquiram repertório sobre o tema que será discutido. Abaixo, algumas sugestões de temas científicos que podem ser trabalhados na atividade.

    1\. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: Avanços e aplicações em áreas como diagnóstico médico, veículos autônomos, tradução de idiomas, entre outros.

    2\. Energias Renováveis e Sustentabilidade: Pesquisas sobre novas fontes de energia limpa, armazenamento de energia, eficiência energética e soluções sustentáveis para reduzir o impacto ambiental.

    3\. Medicina Personalizada e Genômica: Estudos sobre a influência dos genes na saúde, desenvolvimento de terapias direcionadas e personalizadas, e análise de grandes conjuntos de dados genéticos.

    4\. Neurociência e Cognição: Pesquisas sobre o funcionamento do cérebro, processos cognitivos, desenvolvimento humano, distúrbios neurológicos e avanços em neurotecnologia.

    5\. Tecnologia Espacial e Exploração Espacial: Estudos sobre novas tecnologias espaciais, exploração de outros planetas, busca por vida extraterrestre e futuras missões tripuladas.

    6\. Nanotecnologia e Materiais Avançados: Pesquisas sobre materiais com propriedades únicas em escala nanométrica, aplicações em eletrônicos, energia, medicina e novos materiais mais leves e resistentes.

    7\. Ciências Ambientais e Mudanças Climáticas: Estudos sobre os impactos das mudanças climáticas, medidas de mitigação, adaptação, conservação da biodiversidade e gestão sustentável dos recursos naturais.


  4. Etapa 4 - Criação do template

    Os alunos devem criar o template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. O objetivo é que os alunos possam avaliar a atividade e identificar pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria.

  5. Etapa 5 - Criação do artigo

    Com base nas informações selecionadas e pesquisadas, os alunos devem criar o artigo de divulgação científica. Esteja disponível para tirar dúvidas e ajudar os alunos durante a criação.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada aluno deve apresentar seu artigo de divulgação científica para a turma, destacando os pontos mais relevantes do texto. Os colegas deverão utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação, preenchendo os campos Que bom, Que pena e Que tal.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Ao final das apresentações, promova uma discussão em grupo sobre os temas apresentados e sobre a atividade em geral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e divulgar informações científicas de forma clara e acessível;
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade de avaliação e feedback dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Relevância das informações apresentadas no artigo de divulgação científica;
  • Clareza e objetividade na apresentação do artigo;
  • Uso correto do template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participação na discussão em grupo;
  • Capacidade de avaliação e feedback sobre as apresentações dos colegas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do artigo de divulgação científica;
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na atividade;
  • Promover a discussão em grupo e a avaliação das apresentações dos colegas.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa de forma objetiva e clara;
  • Criar o template da Dinâmica dos 3 Qs de forma criativa e funcional;
  • Apresentar o artigo de divulgação científica de forma clara e acessível;
  • Avaliar as apresentações dos colegas de forma objetiva e construtiva;
  • Participar da discussão em grupo e das atividades propostas.