Aula sobre Artigo De Divulgacao Cientifica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Etapa 1 - Sala de Aula Invertida
Encaminhe aos alunos um texto ressaltando a importância da ciência para o desenvolvimento da sociedade. Os alunos devem fazer a leitura e destacar os pontos mais importantes.Etapa 2 - Introdução ao tema
Inicie a atividade fazendo uma breve introdução sobre o artigo de divulgação científica e suas características. Pergunte o que os alunos destacam como mais importante sobre o texto que foi enviado anteriormente a eles.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre um assunto científico de sua escolha e selecionar as informações mais relevantes para a criação do artigo de divulgação científica. Caso não haja a possibilidade de uma pesquisa on-line, disponibilize materiais impressos para que os alunos adquiram repertório sobre o tema que será discutido. Abaixo, algumas sugestões de temas científicos que podem ser trabalhados na atividade.1\. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: Avanços e aplicações em áreas como diagnóstico médico, veículos autônomos, tradução de idiomas, entre outros.
2\. Energias Renováveis e Sustentabilidade: Pesquisas sobre novas fontes de energia limpa, armazenamento de energia, eficiência energética e soluções sustentáveis para reduzir o impacto ambiental.
3\. Medicina Personalizada e Genômica: Estudos sobre a influência dos genes na saúde, desenvolvimento de terapias direcionadas e personalizadas, e análise de grandes conjuntos de dados genéticos.
4\. Neurociência e Cognição: Pesquisas sobre o funcionamento do cérebro, processos cognitivos, desenvolvimento humano, distúrbios neurológicos e avanços em neurotecnologia.
5\. Tecnologia Espacial e Exploração Espacial: Estudos sobre novas tecnologias espaciais, exploração de outros planetas, busca por vida extraterrestre e futuras missões tripuladas.
6\. Nanotecnologia e Materiais Avançados: Pesquisas sobre materiais com propriedades únicas em escala nanométrica, aplicações em eletrônicos, energia, medicina e novos materiais mais leves e resistentes.
7\. Ciências Ambientais e Mudanças Climáticas: Estudos sobre os impactos das mudanças climáticas, medidas de mitigação, adaptação, conservação da biodiversidade e gestão sustentável dos recursos naturais.
Etapa 4 - Criação do template
Os alunos devem criar o template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. O objetivo é que os alunos possam avaliar a atividade e identificar pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria.Etapa 5 - Criação do artigo
Com base nas informações selecionadas e pesquisadas, os alunos devem criar o artigo de divulgação científica. Esteja disponível para tirar dúvidas e ajudar os alunos durante a criação.Etapa 6 - Apresentação
Cada aluno deve apresentar seu artigo de divulgação científica para a turma, destacando os pontos mais relevantes do texto. Os colegas deverão utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação, preenchendo os campos Que bom, Que pena e Que tal.Etapa 7 - Discussão
Ao final das apresentações, promova uma discussão em grupo sobre os temas apresentados e sobre a atividade em geral.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e divulgar informações científicas de forma clara e acessível;
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos;
- Desenvolver a habilidade de avaliação e feedback dos alunos.
Critérios de avaliação
- Relevância das informações apresentadas no artigo de divulgação científica;
- Clareza e objetividade na apresentação do artigo;
- Uso correto do template da Dinâmica dos 3 Qs;
- Participação na discussão em grupo;
- Capacidade de avaliação e feedback sobre as apresentações dos colegas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e criação do artigo de divulgação científica;
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na atividade;
- Promover a discussão em grupo e a avaliação das apresentações dos colegas.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa de forma objetiva e clara;
- Criar o template da Dinâmica dos 3 Qs de forma criativa e funcional;
- Apresentar o artigo de divulgação científica de forma clara e acessível;
- Avaliar as apresentações dos colegas de forma objetiva e construtiva;
- Participar da discussão em grupo e das atividades propostas.