Artigo de opinião

Você já leu ou escreveu artigo de opinião? Vamos juntos conhecer mais sobre gênero textual nessa aula de Português!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O que não é certo dizer sobre o artigo de opinião?

    A) É um tipo de texto publicado em jornal.

    B) Tem uma estrutura padrão.

    C) Ele serve pra dar opinião sobre qualquer assunto.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Sprint:

    O artigo de opinião é um gênero textual bastante presente em nossa sociedade, seja na mídia impressa ou digital, nas redes sociais ou em debates políticos e sociais. Ele procura persuadir o leitor a adotar uma posição diante de um tema, utilizando argumentos e contra-argumentos, além de recursos linguísticos como articuladores de coesão. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia Design Sprint para trabalhar o tema com os alunos, criando um template com 5 etapas para produzir um artigo de opinião sobre um tema escolhido em conjunto.
    Atividade completa
  4. 4. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O artigo de opinião é um gênero textual que faz parte do nosso cotidiano, seja nos jornais, revistas, sites de notícias, redes sociais, entre outros meios de comunicação. É uma forma de expressar ideias e defender um ponto de vista sobre um assunto específico. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido. Com isso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades em produzir artigos de opinião, considerando o contexto de produção, a defesa de um ponto de vista e a utilização de argumentos e contra-argumentos.
    Atividade completa
  5. 5. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O artigo de opinião é uma forma textual que permite ao autor expressar seu ponto de vista sobre um determinado assunto, defendendo sua posição por meio de argumentos e exemplos. É um gênero bastante comum em jornais e revistas, e seu objetivo é persuadir o leitor a concordar com o autor. Nesta atividade, vamos aprender como escrever um artigo de opinião utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade. Para isso, vamos discutir exemplos práticos e atuais que possam ser utilizados como base para a produção do texto.
    Atividade completa
  6. 6. Design Thinking:

    O artigo de opinião é um gênero textual presente em diversas esferas da sociedade, como jornais, revistas e redes sociais. Ele é caracterizado por expressar um ponto de vista sobre um tema específico, usando argumentos e contra-argumentos. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a produzir um artigo de opinião sobre um tema escolhido por eles, usando a metodologia ativa Design Thinking. Para isso, eles vão criar um mapa de empatia, que os ajudará a entender melhor o público-alvo e a desenvolver argumentos mais eficazes.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    O artigo de opinião é um gênero textual muito presente em nosso cotidiano, seja em jornais, revistas, blogs ou redes sociais. Ele é utilizado para expressar uma opinião sobre um determinado tema, defendendo um ponto de vista e apresentando argumentos que o sustentem. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a produzir artigos de opinião sobre um tema atual e relevante, utilizando argumentos e contra-argumentos para defender suas ideias. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e desenvolverão atividades diferentes relacionadas ao tema.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    O artigo de opinião é um gênero textual muito presente no nosso cotidiano, encontrado em jornais, revistas e sites de notícias. Ele é utilizado para expressar opiniões sobre um determinado assunto, defendendo um ponto de vista, utilizando argumentos e contra-argumentos. Nesta atividade, os alunos vão aprender a produzir um artigo de opinião, utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida. Para isso, eles vão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: