Aula sobre Artigo De Opiniao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O artigo de opinião é uma forma textual que permite ao autor expressar seu ponto de vista sobre um determinado assunto, defendendo sua posição por meio de argumentos e exemplos. É um gênero bastante comum em jornais e revistas, e seu objetivo é persuadir o leitor a concordar com o autor. Nesta atividade, vamos aprender como escrever um artigo de opinião utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade. Para isso, vamos discutir exemplos práticos e atuais que possam ser utilizados como base para a produção do texto.

  1. Etapa 1 - Introdução ao artigo de opinião

    Faça uma breve exposição sobre o que é um artigo de opinião, suas características e objetivos. Em seguida, apresente exemplos de artigos de opinião em jornais e revistas, ressaltando os argumentos utilizados pelos autores para defender suas posições.

  2. Etapa 2 - Seleção do tema

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão escolher um tema para produzir o artigo de opinião. Forneça uma lista de possíveis temas, mas os alunos também poderão escolher um tema de interesse próprio. Nessa etapa, os alunos deverão discutir em grupo qual tema irão escolher e justificar sua escolha, considerando a relevância do tema e a possibilidade de argumentação.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre o tema escolhido, buscando informações e dados que possam fundamentar suas posições. Oriente os alunos na busca por fontes confiáveis e na seleção das informações mais relevantes para a produção do artigo. Caso não seja possível pesquisar de forma on-line, ofereça aos alunos materiais impressos para que eles possam buscar informações.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Essa dinâmica consiste em identificar aspectos positivos (Que bom), negativos (Que pena) e sugestões de melhoria (Que tal) em relação à produção do artigo de opinião. Os alunos deverão utilizar o template para avaliar o trabalho dos colegas e para identificar pontos que precisam ser melhorados em suas próprias produções.

  5. Etapa 5 - Produção do artigo de opinião

    Com base nas informações e argumentos levantados na pesquisa, os alunos deverão produzir seus artigos de opinião. O professor deverá orientar os alunos na organização do texto, na construção de argumentos e na utilização de recursos linguísticos para persuadir o leitor.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos artigos

    Cada grupo deverá apresentar seu artigo de opinião para a turma, defendendo sua posição e respondendo às possíveis críticas dos colegas. Essa etapa permite a troca de ideias e a reflexão crítica sobre os diferentes pontos de vista apresentados.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final da aula, os alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e para identificar pontos que precisam ser melhorados em suas próprias produções. Recolha os templates para avaliar o desempenho dos alunos e para identificar aspectos que precisam ser trabalhados em aulas futuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, a defesa de um ponto de vista, utilizando argumentos e contra-argumentos e articuladores de coesão que marquem relações de oposição, contraste, exemplificação, ênfase;
  • Estimular o trabalho em grupo, a troca de ideias e a reflexão crítica sobre diferentes pontos de vista;
  • Utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coesão textual;
  • Utilização de argumentos e contra-argumentos para defender a posição do autor;
  • Adequação ao tema proposto;
  • Utilização de recursos linguísticos para persuadir o leitor;
  • Participação ativa nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na busca por fontes confiáveis;
  • Fornecer exemplos práticos e atuais para a produção do artigo de opinião;
  • Orientar os alunos na organização do texto, na construção de argumentos e na utilização de recursos linguísticos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Escolher um tema para produzir o artigo de opinião e justificar sua escolha;
  • Pesquisar sobre o tema escolhido, buscando informações e dados que possam fundamentar suas posições;
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e para identificar pontos que precisam ser melhorados em suas próprias produções;
  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Produzir um artigo de opinião coerente e persuasivo.