Aula sobre Artigo De Opiniao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O artigo de opinião é um gênero textual bastante presente em nossa sociedade, seja na mídia impressa ou digital, nas redes sociais ou em debates políticos e sociais. Ele procura persuadir o leitor a adotar uma posição diante de um tema, utilizando argumentos e contra-argumentos, além de recursos linguísticos como articuladores de coesão. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia Design Sprint para trabalhar o tema com os alunos, criando um template com 5 etapas para produzir um artigo de opinião sobre um tema escolhido em conjunto.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a atividade contextualizando o tema, apresentando exemplos de artigos de opinião e explicando suas características e objetivos. Em seguida, organize os alunos em grupos e peça que discutam sobre possíveis temas para serem abordados em seus artigos. Entregue os templates com as 5 etapas definidas e peça que os alunos vão preenchendo conforme as etapas avançam.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Peça que os grupos escolham um tema e elaborem um esboço do artigo, definindo o ponto de vista a ser defendido e os argumentos que serão utilizados. Nessa etapa, é importante que os alunos discutam e debatam para aprimorar suas ideias.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve apresentar seu esboço e os demais devem dar feedbacks, apontando pontos positivos e sugestões de melhorias. Em conjunto, os grupos devem decidir quais argumentos serão utilizados em cada artigo.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas decisões tomadas na etapa anterior, os alunos devem escrever seus artigos de opinião, utilizando os recursos linguísticos estudados anteriormente. Auxilie na revisão dos textos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Após a finalização dos artigos, cada grupo deve apresentar o seu template com as 5 etapas preenchidas e discutir com a turma, defendendo o ponto de vista escolhido e respondendo a possíveis questionamentos dos demais alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de produzir artigos de opinião, utilizando argumentos e contra-argumentos de forma coerente e organizada;
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de feedbacks entre os alunos;
  • Utilizar a metodologia Design Sprint para organizar e sistematizar a produção textual dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e organização dos argumentos utilizados no artigo de opinião;
  • Adequação à norma culta da língua portuguesa;
  • Participação ativa e colaborativa durante todas as etapas do processo.

Ações do professor

  • Organizar a turma em grupos e auxiliar na escolha dos temas;
  • Estimular a troca de ideias e feedbacks entre os alunos;
  • Auxiliar na revisão e correção dos textos produzidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Debater e discutir ideias em grupo;
  • Escrever um esboço e um artigo de opinião sobre o tema escolhido;
  • Apresentar e defender o ponto de vista escolhido durante as discussões em sala de aula.