Aula sobre Artigo De Opiniao
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O artigo de opinião é um gênero textual presente em diversas esferas da sociedade, como jornais, revistas e redes sociais. Ele é caracterizado por expressar um ponto de vista sobre um tema específico, usando argumentos e contra-argumentos. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a produzir um artigo de opinião sobre um tema escolhido por eles, usando a metodologia ativa Design Thinking. Para isso, eles vão criar um mapa de empatia, que os ajudará a entender melhor o público-alvo e a desenvolver argumentos mais eficazes.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e os objetivos da aula, explicando o que é um artigo de opinião e como ele pode ser utilizado em diferentes contextos. Em seguida, proponha aos alunos a produção de um artigo de opinião com o tema “O racismo no Brasil”, para que os alunos produzam os seus próprios textos.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em seis campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem preencher cada campo com informações sobre a temática proposta para o artigo de opinião. Oriente-os a pensar em características como faixa etária, gênero, interesses e opiniões.Etapa 3 - Identificação dos argumentos
Com base no mapa de empatia criado, os alunos devem identificar os principais argumentos que serão usados no artigo de opinião. Eles devem explicar por que esses argumentos são relevantes e como podem convencer o público-alvo. Você pode sugerir que eles usem exemplos práticos para ilustrar cada argumento.Etapa 4 - Escrita do artigo de opinião
Com os argumentos identificados, os alunos devem começar a escrever o artigo de opinião. Oriente-os a usar os argumentos identificados e a estrutura do gênero textual. Além disso, incentive os alunos a usar conectores textuais para tornar o texto mais coeso e coerente.Etapa 5 - Revisão e edição
Após escrever o artigo de opinião, os alunos devem revisar e editar o texto. Oriente-os a verificar a ortografia, a gramática e a estrutura do texto. Além disso, ele pode sugerir que eles troquem ideias com colegas para obter feedback sobre o texto.Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos
Por fim, os alunos devem apresentar seus artigos de opinião para a turma. Incentive a participação de todos e sugira que os alunos sejam avaliados pelos seus colegas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado;
- Utilizar a metodologia ativa Design Thinking para estimular a criatividade e a empatia;
- Desenvolver a habilidade de argumentação, usando argumentos e contra-argumentos relevantes e convincentes.
Critérios de avaliação
- Coerência e coesão do texto;
- Uso adequado da estrutura do gênero textual;
- Relevância e qualidade dos argumentos utilizados.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
- Incentivar o uso de exemplos práticos para ilustrar os argumentos;
- Dar feedback sobre os trabalhos dos alunos.
Ações do aluno
- Escolher um tema para o artigo de opinião;
- Criar um mapa de empatia;
- Identificar os argumentos relevantes para o artigo de opinião;
- Escrever e revisar o texto do artigo de opinião;
- Apresentar o trabalho para a turma.