Aula sobre Artigo De Opiniao
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O artigo de opinião é um gênero textual que faz parte do nosso cotidiano, seja nos jornais, revistas, sites de notícias, redes sociais, entre outros meios de comunicação. É uma forma de expressar ideias e defender um ponto de vista sobre um assunto específico. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido. Com isso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades em produzir artigos de opinião, considerando o contexto de produção, a defesa de um ponto de vista e a utilização de argumentos e contra-argumentos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema aos alunos, explicando o que é e para que serve. Em seguida, mostre exemplos de artigos de opinião de diferentes assuntos (política, meio ambiente, entre outros) para que os alunos possam identificar as características do gênero textual.Etapa 2 - Debate em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 5 pessoas. Proponha um tema para debate, como, por exemplo, _"__A importância da leitura"_. Cada grupo terá um tempo determinado para discutir o tema e anotar os argumentos que serão utilizados para defender seu ponto de vista.Etapa 3 - Apresentação dos argumentos
Cada grupo irá apresentar seus argumentos para a turma. Enquanto isso, faça a mediação da discussão para haver um debate saudável e respeitoso entre os alunos.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.Etapa 5 - Produção do artigo de opinião
Os alunos irão produzir individualmente um artigo de opinião sobre o tema debatido em grupo, guiando-se pelo template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior. Oriente os alunos, tire dúvidas e auxilie na produção do texto.Etapa 6 - Apresentação dos artigos de opinião
Cada aluno irá apresentar seu artigo de opinião para a turma, e os colegas irão avaliar conforme o template de avaliação por rubrica criado na etapa 4.Etapa 7 - Reflexão final
Proponha uma reflexão sobre a atividade, questionando os alunos sobre o que aprenderam, quais foram as dificuldades encontradas e como poderiam melhorar na produção de artigos de opinião.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir artigos de opinião;
- Estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos;
- Desenvolver a habilidade de avaliação crítica dos textos produzidos pelos colegas.
Critérios de avaliação
- Coerência e coesão do texto;
- Utilização de argumentos e contra-argumentos;
- Respeito às normas gramaticais;
- Defesa clara e objetiva do ponto de vista;
- Utilização adequada do template de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar as características do gênero textual;
- Mediar o debate entre os alunos;
- Orientar os alunos na produção do texto;
- Avaliar e dar feedback sobre os textos produzidos pelos alunos;
- Propor reflexões sobre a atividade.
Ações do aluno
- Participar do debate em grupo;
- Produzir individualmente um artigo de opinião;
- Avaliar os textos produzidos pelos colegas conforme o template de avaliação por rubrica;
- Participar da reflexão final;
- Respeitar as opiniões e ideias dos colegas durante a atividade.