Aula sobre Artigo De Opiniao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O artigo de opinião é um gênero textual que faz parte do nosso cotidiano, seja nos jornais, revistas, sites de notícias, redes sociais, entre outros meios de comunicação. É uma forma de expressar ideias e defender um ponto de vista sobre um assunto específico. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido. Com isso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades em produzir artigos de opinião, considerando o contexto de produção, a defesa de um ponto de vista e a utilização de argumentos e contra-argumentos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema aos alunos, explicando o que é e para que serve. Em seguida, mostre exemplos de artigos de opinião de diferentes assuntos (política, meio ambiente, entre outros) para que os alunos possam identificar as características do gênero textual.

  2. Etapa 2 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 5 pessoas. Proponha um tema para debate, como, por exemplo, _"__A importância da leitura"_. Cada grupo terá um tempo determinado para discutir o tema e anotar os argumentos que serão utilizados para defender seu ponto de vista.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos argumentos

    Cada grupo irá apresentar seus argumentos para a turma. Enquanto isso, faça a mediação da discussão para haver um debate saudável e respeitoso entre os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.

  5. Etapa 5 - Produção do artigo de opinião

    Os alunos irão produzir individualmente um artigo de opinião sobre o tema debatido em grupo, guiando-se pelo template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior. Oriente os alunos, tire dúvidas e auxilie na produção do texto.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos artigos de opinião

    Cada aluno irá apresentar seu artigo de opinião para a turma, e os colegas irão avaliar conforme o template de avaliação por rubrica criado na etapa 4.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Proponha uma reflexão sobre a atividade, questionando os alunos sobre o que aprenderam, quais foram as dificuldades encontradas e como poderiam melhorar na produção de artigos de opinião.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir artigos de opinião;
  • Estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica dos textos produzidos pelos colegas.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coesão do texto;
  • Utilização de argumentos e contra-argumentos;
  • Respeito às normas gramaticais;
  • Defesa clara e objetiva do ponto de vista;
  • Utilização adequada do template de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as características do gênero textual;
  • Mediar o debate entre os alunos;
  • Orientar os alunos na produção do texto;
  • Avaliar e dar feedback sobre os textos produzidos pelos alunos;
  • Propor reflexões sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Participar do debate em grupo;
  • Produzir individualmente um artigo de opinião;
  • Avaliar os textos produzidos pelos colegas conforme o template de avaliação por rubrica;
  • Participar da reflexão final;
  • Respeitar as opiniões e ideias dos colegas durante a atividade.