Aula sobre Artigo De Opiniao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema que será abordado: _"A importância da reciclagem para o meio ambiente"_. Você pode utilizar imagens e gráficos que mostrem a quantidade de lixo produzido por dia e como isso afeta o planeta. Em seguida, explique o que é um artigo de opinião e como ele deve ser estruturado.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - PesquisaOs alunos serão divididos em grupos e se dirigirão à primeira estação, onde deverão pesquisar sobre o tema e coletar informações para a produção do artigo de opinião. Eles podem utilizar livros, revistas, jornais e sites confiáveis como fontes de pesquisa. Caso não seja possível realizar uma pesquisa de forma on-line, disponibilize materiais impressos para que eles possam coletar informações.
Estação 2 \- Argumentar
Na segunda estação, os alunos deverão listar os argumentos a favor e contra a reciclagem. O professor pode propor um debate em grupo para estimular a argumentação.
Estação 3 \- Elaborar
Na terceira estação, os alunos deverão elaborar um esboço do artigo de opinião. Forneça um modelo de estrutura para auxiliá-los nessa etapa.
Etapa 3 - Produção do artigo de opinião
Os alunos retornam aos seus lugares e produzem o artigo de opinião utilizando as informações e argumentos coletados nas estações anteriores. Circule pela sala para auxiliá-los e tirar dúvidas.Etapa 4 - Socialização dos artigos
Cada grupo apresenta o artigo de opinião produzido para os demais colegas, que poderão fazer perguntas e comentários sobre o texto.Etapa 5 - Reflexão sobre a atividade
Finalize a aula pedindo que os alunos reflitam sobre o processo de produção do artigo de opinião e sobre como poderiam melhorar suas habilidades em argumentação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir artigos de opinião;
- Estimular a argumentação e o pensamento crítico;
- Promover a pesquisa e a coleta de informações confiáveis;
- Trabalhar em grupo e desenvolver habilidades de comunicação;
- Refletir sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente.
Critérios de avaliação
- Estruturação do artigo de opinião (introdução, desenvolvimento e conclusão);
- Coerência e coesão textual;
- Argumentação clara e fundamentada;
- Utilização de fontes confiáveis de pesquisa;
- Participação ativa nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a estrutura do artigo de opinião;
- Orientar os alunos durante a pesquisa e a produção do texto;
- Estimular a argumentação e o pensamento crítico;
- Fornecer feedbacks aos alunos sobre seus textos;
- Finalizar a aula com uma reflexão sobre o processo de produção do artigo de opinião.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o tema proposto;
- Participar ativamente das atividades em grupo;
- Elaborar um esboço e produzir um artigo de opinião;
- Apresentar o texto produzido para os colegas;
- Refletir sobre o processo de produção do artigo de opinião e sobre como poderiam melhorar suas habilidades em argumentação.