Aula sobre Artigo De Opiniao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O artigo de opinião é um gênero textual muito presente no nosso cotidiano, encontrado em jornais, revistas e sites de notícias. Ele é utilizado para expressar opiniões sobre um determinado assunto, defendendo um ponto de vista, utilizando argumentos e contra-argumentos. Nesta atividade, os alunos vão aprender a produzir um artigo de opinião, utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida. Para isso, eles vão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Sala de Aula Invertida
Antes do momento presencial, oriente os alunos a pesquisar sobre um tema específico, pois eles precisarão produzir um artigo de opinião. Oriente-os a utilizar fontes confiáveis, como sites de notícias e revistas especializadas. Eles devem anotar as informações mais relevantes e selecionar os argumentos que irão utilizar em seu texto.Etapa 2 - Apresentação do tema
Inicie a atividade explicando o que é um artigo de opinião, qual a sua estrutura, para que ele serve e qual é a sua importância para a sociedade.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central do tema escolhido para o artigo de opinião e 8 sub-ideias, divididas em dois níveis de profundidade. Cada sub-ideia deve conter os principais argumentos e informações que serão utilizados no artigo de opinião.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem se dividir em grupos e discutir suas ideias e argumentos. Eles devem se ajudar e trocar informações, para que todos tenham um bom embasamento para escrever seus artigos de opinião.Etapa 5 - Produção do artigo de opinião
Individualmente, os alunos devem utilizar as informações e argumentos anotados no mapa conceitual para escrever o artigo de opinião. Oriente-os sobre a estrutura do texto e a importância de utilizar argumentos consistentes.Etapa 6 - Revisão e edição
Os alunos devem revisar e editar seus textos, verificando se a estrutura está adequada e se os argumentos estão bem desenvolvidos. Ajude-os nessa etapa, dando sugestões de melhoria e correção de erros.Etapa 7 - Apresentação dos artigos de opinião
Os alunos devem apresentar seus artigos de opinião para a turma, defendendo seus pontos de vista e utilizando os argumentos desenvolvidos ao longo da atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir artigos de opinião;
- Estimular a pesquisa e a seleção de informações relevantes;
- Desenvolver o pensamento crítico dos alunos;
- Incentivar a cooperação e o trabalho em grupo;
- Aplicar a metodologia da Sala de Aula Invertida.
Critérios de avaliação
- Adequação da estrutura do artigo de opinião;
- Utilização de argumentos consistentes e bem desenvolvidos;
- Coerência e coesão do texto;
- Criatividade e originalidade na abordagem do tema;
- Participação e cooperação nos trabalhos em grupo.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre o tema e a metodologia da aula;
- Auxiliar na seleção de fontes confiáveis de pesquisa;
- Dar feedbacks e sugestões de melhoria na produção dos artigos de opinião;
- Estimular a cooperação e o trabalho em grupo;
- Promover a apresentação dos artigos de opinião e a discussão em sala de aula.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre o tema escolhido;
- Criar um mapa conceitual com as ideias centrais e os argumentos a serem utilizados no artigo de opinião;
- Produzir um artigo de opinião, utilizando os argumentos desenvolvidos no mapa conceitual;
- Participar das discussões em grupo e auxiliar os colegas;
- Apresentar o artigo de opinião para a turma e participar da discussão em sala de aula.