Aula sobre Artigo De Opiniao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O artigo de opinião é um gênero textual muito presente no nosso cotidiano, encontrado em jornais, revistas e sites de notícias. Ele é utilizado para expressar opiniões sobre um determinado assunto, defendendo um ponto de vista, utilizando argumentos e contra-argumentos. Nesta atividade, os alunos vão aprender a produzir um artigo de opinião, utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida. Para isso, eles vão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Antes do momento presencial, oriente os alunos a pesquisar sobre um tema específico, pois eles precisarão produzir um artigo de opinião. Oriente-os a utilizar fontes confiáveis, como sites de notícias e revistas especializadas. Eles devem anotar as informações mais relevantes e selecionar os argumentos que irão utilizar em seu texto.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade explicando o que é um artigo de opinião, qual a sua estrutura, para que ele serve e qual é a sua importância para a sociedade.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central do tema escolhido para o artigo de opinião e 8 sub-ideias, divididas em dois níveis de profundidade. Cada sub-ideia deve conter os principais argumentos e informações que serão utilizados no artigo de opinião.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e discutir suas ideias e argumentos. Eles devem se ajudar e trocar informações, para que todos tenham um bom embasamento para escrever seus artigos de opinião.

  5. Etapa 5 - Produção do artigo de opinião

    Individualmente, os alunos devem utilizar as informações e argumentos anotados no mapa conceitual para escrever o artigo de opinião. Oriente-os sobre a estrutura do texto e a importância de utilizar argumentos consistentes.

  6. Etapa 6 - Revisão e edição

    Os alunos devem revisar e editar seus textos, verificando se a estrutura está adequada e se os argumentos estão bem desenvolvidos. Ajude-os nessa etapa, dando sugestões de melhoria e correção de erros.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos artigos de opinião

    Os alunos devem apresentar seus artigos de opinião para a turma, defendendo seus pontos de vista e utilizando os argumentos desenvolvidos ao longo da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir artigos de opinião;
  • Estimular a pesquisa e a seleção de informações relevantes;
  • Desenvolver o pensamento crítico dos alunos;
  • Incentivar a cooperação e o trabalho em grupo;
  • Aplicar a metodologia da Sala de Aula Invertida.

Critérios de avaliação

  • Adequação da estrutura do artigo de opinião;
  • Utilização de argumentos consistentes e bem desenvolvidos;
  • Coerência e coesão do texto;
  • Criatividade e originalidade na abordagem do tema;
  • Participação e cooperação nos trabalhos em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre o tema e a metodologia da aula;
  • Auxiliar na seleção de fontes confiáveis de pesquisa;
  • Dar feedbacks e sugestões de melhoria na produção dos artigos de opinião;
  • Estimular a cooperação e o trabalho em grupo;
  • Promover a apresentação dos artigos de opinião e a discussão em sala de aula.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o tema escolhido;
  • Criar um mapa conceitual com as ideias centrais e os argumentos a serem utilizados no artigo de opinião;
  • Produzir um artigo de opinião, utilizando os argumentos desenvolvidos no mapa conceitual;
  • Participar das discussões em grupo e auxiliar os colegas;
  • Apresentar o artigo de opinião para a turma e participar da discussão em sala de aula.