Artistas criadores de obras com itens de casa
Nessa aula de Arte, veremos obras de importantes artistas criando com os cômodos mais comuns, como salas e quartos. Nós também podemos fazer isso! Vamos lá?
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Qual é a temática usada por Vincent Van Gogh neste quadro?
Atividade completaA)
Imagem interna de uma casa.B) Imagem interna de um quarto.
C) Imagem externa de um quarto.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Sprint:
Nesta atividade, os alunos irão explorar a arte criada a partir de itens de casa. Eles irão aprender sobre artistas que utilizam objetos comuns do cotidiano para criar obras de arte, como esculturas, instalações e pinturas. Alguns exemplos de artistas que trabalham com este tema são Vik Muniz, que utiliza alimentos e outros objetos para criar suas obras, e Tom Friedman, que utiliza materiais como papel higiênico e palitos de dente para criar esculturas. Os alunos irão aprender sobre a metodologia Design Sprint, que é uma abordagem criativa para solucionar problemas e desenvolver ideias. Eles irão criar um modelo de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa4. Gamificação:
Nesta atividade, os alunos irão conhecer artistas que criam obras utilizando itens de casa, como materiais recicláveis, objetos do dia a dia, entre outros. Serão apresentados exemplos de artistas que utilizam essas técnicas, como Vik Muniz, que cria obras com alimentos, e Tom Friedman, que utiliza objetos comuns. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.Atividade completa5. Modelo de Debate Crítico (MDC):
Nesta atividade, vamos explorar a arte criada a partir de itens encontrados em casa. Com a pandemia, muitas pessoas tiveram que se adaptar a uma nova rotina em casa, e isso incluiu a criação de novas formas de arte. Vamos explorar como artistas utilizam objetos do cotidiano para criar obras de arte incríveis e como podemos nos inspirar neles para criar nossas próprias obras. Vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criam um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa6. Rotação por estações:
Nesta atividade, vamos explorar a criatividade de artistas que utilizam itens do cotidiano para criar suas obras de arte. Vamos analisar como objetos simples podem ser transformados em obras de arte incríveis. Por exemplo, podemos citar a artista plástica brasileira Lygia Clark, que utilizava materiais como papelão e tecidos para criar esculturas e instalações. Também podemos citar o artista americano Robert Rauschenberg, que utilizava objetos encontrados em seu cotidiano para criar suas obras. A metodologia que utilizaremos será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes em cada estação.Atividade completa7. Sala de Aula Invertida:
Nesta atividade, vamos explorar a arte criada a partir de itens de casa. Muitos artistas utilizam objetos comuns do dia a dia para criar suas obras, como garrafas, pratos, tecidos, entre outros. Essa prática é conhecida como "arte encontrada" ou "ready-made". A ideia é transformar objetos cotidianos em algo novo, dando-lhes um novo significado e valor artístico. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Além disso, o aluno assume o papel de protagonista nessa metodologia, participando das ações propostas durante a atividade.Atividade completa8. Estudo de Caso:
Nesta atividade, vamos explorar a criatividade dos artistas que utilizam itens de casa para criar suas obras de arte. Esse tema é muito presente no nosso cotidiano, pois muitas vezes não percebemos que objetos simples podem se tornar verdadeiras obras de arte. Por exemplo, um simples rolo de papel higiênico pode ser transformado em uma escultura incrível. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam pesquisar sobre artistas que utilizam itens de casa em suas obras e criar infográficos para disseminar essa informação.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: