Aula sobre Artistas Criadores De Obras Com Itens De Casa

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos irão explorar a arte criada a partir de itens de casa. Eles irão aprender sobre artistas que utilizam objetos comuns do cotidiano para criar obras de arte, como esculturas, instalações e pinturas. Alguns exemplos de artistas que trabalham com este tema são Vik Muniz, que utiliza alimentos e outros objetos para criar suas obras, e Tom Friedman, que utiliza materiais como papel higiênico e palitos de dente para criar esculturas. Os alunos irão aprender sobre a metodologia Design Sprint, que é uma abordagem criativa para solucionar problemas e desenvolver ideias. Eles irão criar um modelo de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos irão explorar a arte criada a partir de itens de casa. Eles irão aprender sobre artistas que utilizam objetos comuns do cotidiano para criar obras de arte, como esculturas, instalações e pinturas. Alguns exemplos de artistas que trabalham com este tema são Vik Muniz, que utiliza alimentos e outros objetos para criar suas obras, e Tom Friedman, que utiliza materiais como papel higiênico e palitos de dente para criar esculturas. Os alunos irão aprender sobre a metodologia Design Sprint, que é uma abordagem criativa para solucionar problemas e desenvolver ideias. Eles irão criar um modelo de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e os exemplos de artistas que trabalham com objetos do cotidiano. Os alunos irão discutir em grupos sobre o que eles acham da arte criada a partir de objetos comuns.

  3. Etapa 3 - Entender

    Apresente a metodologia Design Sprint e explique a primeira etapa, "Entender". Os alunos irão discutir em grupos sobre o que eles precisam entender para criar uma obra de arte a partir de objetos do cotidiano. Apresente exemplos do que pode ser feito com base em algumas referências.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Explique a segunda etapa, "Esboçar". Os alunos irão criar esboços de suas ideias de obras de arte a partir de objetos do cotidiano. Eles irão discutir em grupos sobre as ideias uns dos outros e dar feedback.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Explique a terceira etapa, "Decidir". Os alunos irão escolher uma ideia de obra de arte para desenvolver. Eles irão discutir em grupos sobre as ideias escolhidas e dar feedback.

  6. Etapa 6 - Prototipar

    Explique a quarta etapa, "Prototipar". Os alunos irão criar um protótipo de sua obra de arte utilizando objetos do cotidiano. Eles irão discutir em grupos sobre os protótipos criados e dar feedback.

  7. Etapa 7 - Testar

    Explique a quinta etapa, "Testar". Os alunos irão apresentar suas obras de arte para a turma e receber feedback. Eles irão discutir em grupos sobre as obras apresentadas e dar feedback.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a atividade e os alunos irão compartilhar suas experiências e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade dos esboços e protótipos criados.
  • Originalidade e criatividade da obra de arte apresentada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos de artistas que trabalham com objetos do cotidiano.
  • Explicar a metodologia Design Sprint e as etapas para desenvolver a obra de arte.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e dar feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar esboços e protótipos de sua obra de arte.
  • Apresentar sua obra de arte para a turma e dar feedback construtivo para os colegas.