Aula sobre Artistas Criadores De Obras Com Itens De Casa
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta atividade, os alunos irão explorar a arte criada a partir de itens de casa. Eles irão aprender sobre artistas que utilizam objetos comuns do cotidiano para criar obras de arte, como esculturas, instalações e pinturas. Alguns exemplos de artistas que trabalham com este tema são Vik Muniz, que utiliza alimentos e outros objetos para criar suas obras, e Tom Friedman, que utiliza materiais como papel higiênico e palitos de dente para criar esculturas. Os alunos irão aprender sobre a metodologia Design Sprint, que é uma abordagem criativa para solucionar problemas e desenvolver ideias. Eles irão criar um modelo de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
Nesta atividade, os alunos irão explorar a arte criada a partir de itens de casa. Eles irão aprender sobre artistas que utilizam objetos comuns do cotidiano para criar obras de arte, como esculturas, instalações e pinturas. Alguns exemplos de artistas que trabalham com este tema são Vik Muniz, que utiliza alimentos e outros objetos para criar suas obras, e Tom Friedman, que utiliza materiais como papel higiênico e palitos de dente para criar esculturas. Os alunos irão aprender sobre a metodologia Design Sprint, que é uma abordagem criativa para solucionar problemas e desenvolver ideias. Eles irão criar um modelo de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e os exemplos de artistas que trabalham com objetos do cotidiano. Os alunos irão discutir em grupos sobre o que eles acham da arte criada a partir de objetos comuns.Etapa 3 - Entender
Apresente a metodologia Design Sprint e explique a primeira etapa, "Entender". Os alunos irão discutir em grupos sobre o que eles precisam entender para criar uma obra de arte a partir de objetos do cotidiano. Apresente exemplos do que pode ser feito com base em algumas referências.Etapa 4 - Esboçar
Explique a segunda etapa, "Esboçar". Os alunos irão criar esboços de suas ideias de obras de arte a partir de objetos do cotidiano. Eles irão discutir em grupos sobre as ideias uns dos outros e dar feedback.Etapa 5 - Decidir
Explique a terceira etapa, "Decidir". Os alunos irão escolher uma ideia de obra de arte para desenvolver. Eles irão discutir em grupos sobre as ideias escolhidas e dar feedback.Etapa 6 - Prototipar
Explique a quarta etapa, "Prototipar". Os alunos irão criar um protótipo de sua obra de arte utilizando objetos do cotidiano. Eles irão discutir em grupos sobre os protótipos criados e dar feedback.Etapa 7 - Testar
Explique a quinta etapa, "Testar". Os alunos irão apresentar suas obras de arte para a turma e receber feedback. Eles irão discutir em grupos sobre as obras apresentadas e dar feedback.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a atividade e os alunos irão compartilhar suas experiências e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
- Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e dar feedback construtivo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade dos esboços e protótipos criados.
- Originalidade e criatividade da obra de arte apresentada.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os exemplos de artistas que trabalham com objetos do cotidiano.
- Explicar a metodologia Design Sprint e as etapas para desenvolver a obra de arte.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e dar feedback construtivo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar esboços e protótipos de sua obra de arte.
- Apresentar sua obra de arte para a turma e dar feedback construtivo para os colegas.