Aula sobre Artistas Criadores De Obras Com Itens De Casa

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade, vamos explorar a criatividade dos artistas que utilizam itens de casa para criar suas obras de arte. Esse tema é muito presente no nosso cotidiano, pois muitas vezes não percebemos que objetos simples podem se tornar verdadeiras obras de arte. Por exemplo, um simples rolo de papel higiênico pode ser transformado em uma escultura incrível. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam pesquisar sobre artistas que utilizam itens de casa em suas obras e criar infográficos para disseminar essa informação.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, vamos explorar a criatividade dos artistas que utilizam itens de casa para criar suas obras de arte. Esse tema é muito presente no nosso cotidiano, pois muitas vezes não percebemos que objetos simples podem se tornar verdadeiras obras de arte. Por exemplo, um simples rolo de papel higiênico pode ser transformado em uma escultura incrível. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam pesquisar sobre artistas que utilizam itens de casa em suas obras e criar infográficos para disseminar essa informação.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e mostre alguns exemplos de obras de arte criadas com itens de casa. Em seguida, explique como a metodologia Estudo de Caso será aplicada e como os alunos irão trabalhar em grupos.

  3. Etapa 3 - Escolha do tema

    Os alunos devem se reunir em grupos e escolher um artista que utilize itens de casa em suas obras. Disponibilize uma lista de artistas para facilitar a escolha.

  4. Etapa 4 - Identificação do problema

    Os alunos devem identificar qual é o problema que o artista escolhido resolve ao utilizar itens de casa em suas obras. Por exemplo, pode ser a falta de recursos financeiros para comprar materiais de arte.

  5. Etapa 5 - Levantamento de dados

    Os alunos devem realizar pesquisas sobre o artista escolhido e procurar vídeos e imagens de obras criadas com objetos, caso seja possível. Eles também podem pesquisar sobre outros artistas que utilizam itens de casa em suas obras.

  6. Etapa 6 - Análise do contexto

    Os alunos devem analisar o contexto em que o artista escolhido vive e trabalha. Eles devem identificar o que causa o problema que o artista resolve ao utilizar itens de casa em suas obras e se é possível evitar esse problema.

  7. Etapa 7 - Comparação

    Os alunos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais sobre o tema. Eles devem identificar semelhanças e diferenças entre as informações obtidas.

  8. Etapa 8 - Soluções

    Os alunos devem propor soluções para o problema identificado. Eles devem pensar em como podem contribuir com a disseminação da informação sobre artistas que utilizam itens de casa em suas obras. Como produto final, os alunos devem criar um infográfico com as informações obtidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade dos alunos ao utilizar itens de casa para criar obras de arte.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar informações sobre um tema específico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as etapas do Estudo de Caso.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
  • Criatividade na criação do infográfico.
  • Coerência entre as informações apresentadas no infográfico.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Estudo de Caso.
  • Orientar os alunos durante as etapas do Estudo de Caso.
  • Estimular a criatividade dos alunos ao utilizar itens de casa para criar obras de arte.
  • Avaliar o trabalho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para escolher um artista e realizar as etapas do Estudo de Caso.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações sobre o artista escolhido.
  • Criar um infográfico com as informações obtidas durante o Estudo de Caso.
  • Apresentar o infográfico para a turma e disseminar a informação sobre artistas que utilizam itens de casa em suas obras.