Aula sobre Artistas Criadores De Obras Com Itens De Casa
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, os alunos irão conhecer artistas que criam obras utilizando itens de casa, como materiais recicláveis, objetos do dia a dia, entre outros. Serão apresentados exemplos de artistas que utilizam essas técnicas, como Vik Muniz, que cria obras com alimentos, e Tom Friedman, que utiliza objetos comuns. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
Etapa 1 - Contextualização
Nesta atividade, os alunos irão conhecer artistas que criam obras utilizando itens de casa, como materiais recicláveis, objetos do dia a dia, entre outros. Serão apresentados exemplos de artistas que utilizam essas técnicas, como Vik Muniz, que cria obras com alimentos, e Tom Friedman, que utiliza objetos comuns. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema e exemplos de artistas que criam obras com itens de casa. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências e ideias sobre o assunto.Etapa 3 - Divisão dos grupos e Criação do jogo
Os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas. Cada grupo irá criar um jogo com oito cartas de perguntas e oito cartas de afirmações relacionadas ao tema. As perguntas devem ser elaboradas de forma que possam ser respondidas com informações apresentadas sobre o conteúdo.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e como jogar.Etapa 5 - Jogo em sala
Os alunos irão jogar o jogo criado por outro grupo, respondendo às perguntas e afirmações.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes formas de expressão artística apresentadas sobre o conteúdo e como elas podem ser aplicadas em suas próprias criações.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a atividade reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando diferentes formas de expressão artística.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover a cooperação e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo.
- Qualidade das perguntas e afirmações elaboradas pelo grupo.
- Participação ativa no jogo em sala.
- Contribuição na discussão em grupo.
- Demonstração de interesse e curiosidade sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Orientar e auxiliar os grupos na criação do jogo.
- Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe.
- Estimular a discussão em grupo e a reflexão sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo.
- Elaborar perguntas e afirmações relacionadas ao tema.
- Participar ativamente do jogo em sala.
- Contribuir na discussão em grupo.
- Demonstrar interesse e curiosidade sobre o tema.