Aula sobre Artistas Criadores De Obras Com Itens De Casa

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, os alunos irão conhecer artistas que criam obras utilizando itens de casa, como materiais recicláveis, objetos do dia a dia, entre outros. Serão apresentados exemplos de artistas que utilizam essas técnicas, como Vik Muniz, que cria obras com alimentos, e Tom Friedman, que utiliza objetos comuns. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos irão conhecer artistas que criam obras utilizando itens de casa, como materiais recicláveis, objetos do dia a dia, entre outros. Serão apresentados exemplos de artistas que utilizam essas técnicas, como Vik Muniz, que cria obras com alimentos, e Tom Friedman, que utiliza objetos comuns. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e exemplos de artistas que criam obras com itens de casa. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências e ideias sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos e Criação do jogo

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas. Cada grupo irá criar um jogo com oito cartas de perguntas e oito cartas de afirmações relacionadas ao tema. As perguntas devem ser elaboradas de forma que possam ser respondidas com informações apresentadas sobre o conteúdo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e como jogar.

  5. Etapa 5 - Jogo em sala

    Os alunos irão jogar o jogo criado por outro grupo, respondendo às perguntas e afirmações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes formas de expressão artística apresentadas sobre o conteúdo e como elas podem ser aplicadas em suas próprias criações.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando diferentes formas de expressão artística.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações elaboradas pelo grupo.
  • Participação ativa no jogo em sala.
  • Contribuição na discussão em grupo.
  • Demonstração de interesse e curiosidade sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Orientar e auxiliar os grupos na criação do jogo.
  • Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe.
  • Estimular a discussão em grupo e a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Elaborar perguntas e afirmações relacionadas ao tema.
  • Participar ativamente do jogo em sala.
  • Contribuir na discussão em grupo.
  • Demonstrar interesse e curiosidade sobre o tema.