Aula sobre Artistas Criadores De Obras Com Itens De Casa

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta atividade, vamos explorar a arte criada a partir de itens encontrados em casa. Com a pandemia, muitas pessoas tiveram que se adaptar a uma nova rotina em casa, e isso incluiu a criação de novas formas de arte. Vamos explorar como artistas utilizam objetos do cotidiano para criar obras de arte incríveis e como podemos nos inspirar neles para criar nossas próprias obras. Vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criam um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da arte criada a partir de itens do cotidiano. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências pessoais com a criação de arte em casa.

  2. Etapa 2 - Apresentação de exemplos

    Apresente exemplos de artistas que utilizam itens do cotidiano para criar suas obras de arte. Os alunos serão convidados a analisar as obras e discutir em grupo o que acharam interessante e o que poderiam utilizar em suas próprias criações.

  3. Etapa 3 - Criação de rubrica

    Os alunos irão criar uma rubrica para avaliar suas próprias obras de arte. Eles deverão pensar em critérios como originalidade, uso de itens do cotidiano, técnica utilizada, entre outros.

  4. Etapa 4 - Criação de obras de arte

    Os alunos terão tempo para criar suas próprias obras de arte utilizando itens do cotidiano. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação das obras

    Os alunos irão apresentar suas obras de arte para a turma e utilizarão a rubrica criada anteriormente para avaliar as obras dos colegas.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduza uma discussão final sobre a importância da arte criada a partir de itens do cotidiano e como essa prática pode ser utilizada em outras áreas da vida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica das obras de arte.

Critérios de avaliação

  • Originalidade na utilização dos itens do cotidiano.
  • Técnica utilizada na criação da obra de arte.
  • Coerência entre o tema proposto e a obra criada.
  • Apresentação clara e objetiva da obra de arte.
  • Participação ativa na discussão e avaliação das obras dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de artistas que utilizam itens do cotidiano para criar suas obras de arte.
  • Auxiliar os alunos na criação da rubrica de avaliação.
  • Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas durante a criação das obras de arte.
  • Conduzir a discussão final sobre a importância da arte criada a partir de itens do cotidiano.
  • Avaliar as obras de arte dos alunos conforme a rubrica criada.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão sobre o tema.
  • Criar uma rubrica de avaliação para suas próprias obras de arte.
  • Criar uma obra de arte utilizando itens do cotidiano.
  • Apresentar sua obra de arte para a turma e avaliar as obras dos colegas conforme a rubrica criada.
  • Participar da discussão final sobre a importância da arte criada a partir de itens do cotidiano.